Menstruação: mitos e verdades

A menstruação é um período que gera muitas dúvidas para as mulheres. A menina para de crescer após a primeira menstruação? É possível ter…

Por Editorial MDT em 13/12/2012

A menstruação é um período que gera muitas dúvidas para as mulheres. A menina para de crescer após a primeira menstruação? É possível ter relação sexual durante a menstruação? Esses e outros questionamentos são muito comuns. Pensando em esclarecer as dúvidas sobre esse período, selecionamos mitos e verdades sobre a menstruação.

O período menstrual gera muitos mitos e verdades. (Foto: divulgação)

A menstruação

Logo após a primeira menstruação é comum surgirem algumas dúvidas nas meninas. Porém nem tudo o que ouvimos por aí é verdade. Durante a menstruação a mulher fica mais fraca por perder sangue? Não se deve tomar banho ou lavar os cabelos nesse período? Fazer exercícios aumenta o fluxo? Esses são alguns dos mitos criados sobre a menstruação.

As mulheres menstruam cerca de 400 vezes ao longo da vida (por volta 12 ou 13 anos até mais ou menos os 50 anos, quando inicia a menopausa). Aquela velha história de que as mulheres não podem lavar a cabeça quando estão menstruadas ou tomar sorvete pode causar hemorragias não passa de mito. A mulher não só pode como deve lavar a cabeça, tomar sorvete, nadar e dançar.

Durante a menstruação a relação sexual está liberada. (Foto: divulgação)

Veja também como entender o período fértil da mulher 

Mitos e verdades sobre a menstruação

1. Pode lavar o cabelo quando estiver menstruada.

Verdade. Durante toda a menstruação as mulheres podem levar uma vida normal como nos demais dias. Isso inclui uma boa higiene corporal, além de fazer atividades físicas que fazem parte do dia a dia.

2. Após a menstruação a mulher para de crescer.

Mito. Mesmo após a menstruação é possível crescer até 8 cm. O que acontece na verdade é que a partir desse período a menina cresce em um ritmo mais lento, segundo especialistas.

3. Posso ter relação sexual durante a menstruação.

Verdade. Você pode sim ter relação nesse período. Porém os cuidados com higiene devem ser redobrados e avisar o parceiro antes. Além disso, é preciso ter cuidados com o uso de preservativos, pois você poderá engravidar mesmo estando menstruada.

4. Os atletas e pessoas que malham muito menstruam pouco.

Verdade. Segundo especialistas, a atividade física intensa provoca a deficiência do hormônio estrogênio, além de que parte dos hormônios necessários para o sangramento mensal é originado na gordura e as mulheres esportistas possuem baixos índices de gordura.

5. O ciclo menstrual não interfere no aparecimento de espinhas.

Mito. A menstruação favorece para o aparecimento de espinhas, pois a variação hormonal típica do ciclo menstrual pode estimular o surgimento de acne em mulheres com a pele oleosa.

A mulher pode ter uma vida normal durante a menstruação. (Foto: divulgação)

Veja também mudanças que afetam o ciclo menstrual

O ciclo menstrual gera muitos mitos e verdades que foram criados ao longo dos tempos. É preciso desmistificar esses comentários, afinal a menstruação nos permite uma vida normal como todos os dias.

Top