Menstruação antecipada é normal? Entenda as causas

Menstruação antecipada é normal? – Essa dúvida toma conta da mente de muitas mulheres. O fato do fluxo menstrual antecipar é algo normal, desde…

Por Isabella Moretti em 21/06/2016

Menstruação antecipada é normal? – Essa dúvida toma conta da mente de muitas mulheres. O fato do fluxo menstrual antecipar é algo normal, desde que não se repita todos os meses.

Muitas mulheres podem sofrer com o adiantamento no ciclo menstrual. (Foto Ilustrativa)

Muitas mulheres podem sofrer com o adiantamento no ciclo menstrual. (Foto Ilustrativa)

Nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual regular, por isso é bem comum a antecipação ou o atraso do fluxo. Nessa matéria, você vai descobrir os diferentes motivos que desencadeiam a menstruação antecipada.

Causas da menstruação antecipada

Quando a mulher não toma anticoncepcional, a menstruação costuma vir em datas diferentes. Assim que o fluxo menstrual se inicia, o óvulo é descartado, causando sangramento, cólicas e tantos outros sintomas.

Em geral, as mulheres ficam preocupadas quando a menstruação atrasa. Esse pode ser o sinal de uma gravidez ou de algum problema de saúde. No caso de menstruação antecipada, também é importante ficar em estado de alerta e procurar entender as causas da antecipação.

Veja a seguir os principais motivos da menstruação antecipada:

Estresse e problemas emocionais

Se a mulher se sente confusa ou assustada, o seu corpo sofre com os impactos negativos desse estado e pode antecipar a menstruação.  Vale lembrar que o estresse mexe com os níveis hormonais do organismo, por isso ele é o principal culpado dos casos de antecipação.

A causa da menstruação adiantada pode ser o estresse. (Foto Ilustrativa)

A causa da menstruação adiantada pode ser o estresse. (Foto Ilustrativa)

Além do estresse, outros problemas psicológicos podem desencadear a menstruação antecipada, como é o caso do nervosismo e da ansiedade. Esses sintomas podem ser gerados por causa do fim do namoro, da demissão no emprego, entre outras situações difíceis. O ciclo menstrual tende a voltar ao normal assim que a mulher encontrar novamente a estabilidade emocional.

Abandono da pílula

O adiantamento do ciclo menstrual pode estar relacionado ao abandono da pílula. Se a mulher tinha o costume de tomar anticoncepcional e de repente resolveu parar com o medicamento, a menstruação pode ficar desregulada nos primeiros meses. O organismo pode levar tempo para se acostumar com a ausência do remédio.

O abandono da pílula também pode mexer com o ciclo. (Foto Ilustrativa)

O abandono da pílula também pode mexer com o ciclo. (Foto Ilustrativa)

Desgaste físico

O desgaste físico também pode ser um causador de menstruação adiantada. Em geral, isso acontece quando a mulher se exercita muito na academia e o seu corpo não tem resistência o suficiente para suportar o impacto da malhação.

Escape menstrual

Se o sangue desce antes da hora, a mulher pode estar sofrendo com escape menstrual. Esse fenômeno é desencadeado por alterações hormonais no organismo.

Se a menstruação antecipada persistir por mais de dois meses, vale a pena procurar um ginecologista para entender melhor as causas do problema. Lembre-se de que a situação pode ser um pouco mais complicada se o fenômeno se manifesta juntamente com outros sintomas, como sangramento muito intenso e dores fora do comum.

 

Top