Menopausa pode causar roncos

Menopausa pode causar roncos de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O levantamento apontou que na capital paulista,…

Por Élida Santos em 30/09/2014

Menopausa pode causar roncos de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O levantamento apontou que na capital paulista, cerca de 32% das mulheres roncam durante o sono. Os homens ainda são os lideres dos roncados, mas a cada quatro homens que roncam, uma mulher tem o problema e quando chega a menopausa a quantidade de homens e mulheres que roncam ficam praticamente iguais, de acordo com informações da Associação Brasileira do Sono.

A menopausa pode te fazer roncar (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Dicas para aliviar os sintomas da menopausa

Menopausa pode causar roncos

Menopausa pode causar roncos porque até que a mulher chegue nessa etapa da vida o hormônio feminino protege a via aérea da mulher para evitar ronco e apneia durante períodos gestacionais. Chegando ao final do ciclo reprodutivo o organismo diminui a disponibilidade hormonal e assim como acontecem com os homens as vias aéreas femininas não ficam mais sobre proteção.

Cuidado com o ronco e com a menopausa (Foto: Divulgação)

 Hábitos que fazem com que apneia do sono apareçam

Alguns hábitos podem fazer você roncar. Dormir pouco, por exemplo, está entre esses péssimos hábitos que te fazem roncar. A posição que se deita também pode contribuir, por isso, evite dormir de barriga para cima, pois a respiração fica mais complexa e isso causa o ronco. Além disso, uma alimentação leve de noite ajuda muito e manter o peso em dia também, pois o excesso de gordura abdominal atrapalha muito.

Saiba mais informações sobre: Menopausa precoce: sintomas, como tratar

Roncar não é algo normal e pode indicar também algum problema respiratório. Por isso, procure um médico e faça testes que possam te mostrar porque o ronco está fazendo parte da sua vida. Roncar não deve fazer parte da sua rotina de sono e precisa ser tratado e abolido da sua vida para que você fique mais feliz e saudável. Cuidando da menopausa você pode conquistar um sono mais leve e saudável também.

Top