Menopausa: dicas, conselhos

A menopausa é uma fase natural da vida das mulheres que ocorre a partir de uma determinada idade. Ela acontece quando os ovários não…

A menopausa é uma fase natural da vida de todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

A menopausa é uma fase natural da vida das mulheres que ocorre a partir de uma determinada idade. Ela acontece quando os ovários não produzem mais os hormônios estrógeno e progesterona, sendo caracterizada pelo fim da menstruação. Conheça algumas dicas e conselhos para usar durante a menopausa.

O que é climatério?

O climatério é a fase em que ocorre a mudança do período fértil para o não reprodutivo da vida da mulher. Geralmente esse processo começa a surgir silenciosamente após os 40 anos (entre 45 e 55 anos).

Menopausa

Menopausa é o nome dado a última menstruação da mulher. Neste período ocorre a cessação da produção de hormônios estrogênios e progesterona gradativamente até pararem de funcionar. Dessa forma, a mulher perde a capacidade reprodutiva.

A menopausa não é considerada uma doença e sim um estágio normal da vida de todas as mulheres, caracterizada pela parada das menstruações.

Veja o que fazer na menopausa precoce

A prática de exercícios físicos regulares ajuda a diminuir os sintomas da menopausa.

Sintomas da Menopausa

  • Ondas de calor intenso;
  • Transpiração noturna;
  • Perda do desejo sexual;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Ressecamento vaginal;
  • Ansiedade;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Irritabilidade;
  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares;
  • Osteoporose.

Dicas e conselhos para reduzir os sintomas da menopausa

1. Reposição de hormônios: a reposição dos hormônios ajuda a minimizar os sintomas causados pela menopausa. A base do tratamento consiste na reposição de estrogênio. Para isso o médico ginecologista devera ser consultado para melhor avaliação.

2. Alimentação: existem alguns alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas causados pela menopausa. É muito importante que a mulher tenha uma alimentação balanceada neste período, reduzindo assim o mal-estar que pode ocorrer.  Os alimentos mais indicados são a proteína de soja (rica em isoflavonas), a vitamina E (em cápsula), o cálcio (encontrado no leite e derivados) e a linhaça (rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas).

Leia Também:  Atividades físicas não ajudam no tratamento da depressão, diz pesquisa

3. Pratique exercícios físicos: as mulheres sedentárias possuem maior predisposição a ter ondas de calor. A prática regular de exercícios físicos ajuda a evitar e reduzir os sintomas da menopausa.

4. Não fume: estudos feitos com mulheres que são fumantes mostraram que elas apresentam mais sintomas de ondas de calor. Sendo assim, o mais indicado é evitar o fumo ou parar de fumar.

Conheça os mitos e verdades sobre a menopausa

 

Uma alimentação saudável ajuda a reduzir os sintomas da menopausa.

A menopausa é uma condição normal na vida de todas as mulheres, ou seja, todas vão passar por esse período. Durante essa fase podem ocorrer alguns sintomas que causam desconforto. Porém, existem diversas formas de diminuir o mal-estar como o tratamento medicamentoso e a prática de hábitos de vida saudáveis. O mais indicado é procurar um médico ginecologista para melhores orientações.

Top