Memorização, Como Funciona

PUBLICIDADE

Para entender como funciona a memorização no cérebro, vamos acompanhar as etapas do cérebro até fixar uma informação, a fim de entender todo esse processo que passamos o tempo todo, pois memorizar não é tarefa fácil, exige concentração e até mesmo treino.

O cérebro tem a função de verificar e organizar todas as informações que recebemos o tempo todo, sendo ela nos mais diversos formatos, como o som ou imagem, texto, música entre outros. Nesse processo todo pode armazenar ou até mesmo descartar as informações, mesmo as mais necessárias. Quanto mais estímulos o cérebro recebe ao receber uma informação, maiores são as chances de estabelecer ligações com as informações que já estão arquivadas em nosso cérebro.

Toda e qualquer informação que o cérebro recebe é compactada e arquivada em diferentes locais no cérebro. Essas informações são transmitidas de neurônio a neurônio, e toda vez que recebemos diferentes informações sobre um mesmo conteúdo, ele realiza ligações entre esses arquivos que já estão armazenados formando assim o aprendizado que pode ser duradouro.

PUBLICIDADE

Quem nunca voltou para conferir se a porta da casa estava trancada, ou ficou na duvida de ter acionado o alarme do carro, sem contar a procura pela chave ou pelo controle remoto que estavam a pouco diante dos seus olhos. Isso sem contar nos óculos, celular e etc.
é comum encontrar pessoas procurando objetos que elas próprias guardaram, e como pode a memória falhar assim? Isto é mesmo fruto de um lapso de memória ou apenas falta de atenção?

Esquecer tarefas rotineiras é mais comum do que se pensa, uma vez que elas são feitas quase que involuntariamente, por isso esquecemos, mas isto não é falta de memória, e sim falta de atenção. É bom sabermos diferenciar da falta de memória, e a distração. A fim de evitar a conferencia dos atos por mais de uma vez, o indicado mesmo é prestar atenção na hora em que executa essas pequenas tarefas, por menor que sejam. Isto fará com que toda vez que for trancar a porta de casa, por exemplo, irá registrar “estou trancando, não será necessário conferir outra vez”, fazendo isso, o pensamento de afirmar o ato irá vir automaticamente, evitando a perda de tempo na duvida de pequenas tarefas corriqueiras.

É possível ter acesso a inúmeras técnicas de memorização, porém o que especialistas no assunto indicam é que o individuo que tenha problemas na hora de memorizar fatos, endereços, datas, e etc., pratique exercícios e métodos que ajudem o mesmo a desenvolver concentração. E como podemos fazer isto? Ler mais, por exemplo, é uma ótima maneira de desenvolver concentração.
Exercícios com maior direcionamento para desenvolver concentração, pode ser, desde escolher um lugar longe do barulho, deitar e se concentrar somente em sua respiração, a fim de adquirir calma para começar a desenvolver a concentração.
Outra técnica que exige que seja utilizada a concentração é: escolha um ponto aleatório da sua residência e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido, fique assim em torno de 10 minutos, cada vez que começar a pensar em outra coisa, recomece á marcar o tempo.
Se concentrar é o primeiro passo para utilizar de forma correta e não passar apuros quando necessário utilizar a memória.

Lembramos-nos de algo relevante ou não, através de gatilhos acionados nos nossos cérebros decorrentes de algum estimulo, como por exemplo, sentir o cheiro do perfume de alguém querido nos associa automaticamente a está pessoa, ou até mesmo ver o mesmo modelo do carro, ou o mesmo corte de cabelo. O cérebro recebe estímulos ao ser observado determinada imagem e logo nos lembramos de algo.
Está acaba sendo uma técnica de como melhorar a memória. Se associarmos determinadas imagens, palavras, objetos e até números ao que desejamos lembrar, se tornará mais fácil acionar o mecanismo que nos levará a lembrança do fato desejado.

Existem cursos de como melhorar a memoria, bem como desenvolver mecanismos que a auxilie, mas os principais sem duvida é desenvolver maior concentração, e a assimilação. Desta forma é possível auxiliar nosso cérebro a chegar às lembranças do passado, como também guardar acontecimentos futuros que não podem passar despercebido.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.