Melhores universidades do mundo com aulas online gratuitas

O ensino à distância e gratuito tem ganhado cada vez mais adeptos, que possuem a chance de acessar as aulas de qualquer lugar do…

A Universidade de Harvard, considerada uma das melhores do mundo, também está disponibilizando vários cursos online gratuitos

O ensino à distância e gratuito tem ganhado cada vez mais adeptos, que possuem a chance de acessar as aulas de qualquer lugar do mundo, utilizando um computador com conexão à internet. E para quem tinha o sonho de fazer pelo menos uma aula em algumas das melhores universidades do mundo, agora pode realizá-lo a apenas um clique de distância.

A plataforma Coursera, lançada recentemente pelos professores Daphne Koller e Andrew Ng, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, já conta com mais de um milhão de alunos de todo o mundo inscritos, disponibilizando aulas em diversas áreas do conhecimento, como matemática, economia, biologia, medicina, ciências humanas, ciências da computação e ciências sociais.

Além da Universidade de Stanford, também participam do projeto, batizado de Open CourseWare Consortium, as universidades de Michigan, Pennsylvania, Princeton, Yale, Harvard, Berkeley, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Columbia, entre outras, que fazem parte de uma lista com mais de 200 instituições de ensino superior de todos os continentes.

Algumas das mais conceituadas universidades brasileiras também aderiram à ideia e passaram a disponibilizar aulas e cursos online gratuitos, para que estudantes de qualquer parte do mundo possam acessar. Entre elas estão a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leia também: Cursos gratuitos a distância Harvard e MIT

Confira: Cursos online gratuitos em universidades dos EUA

Declaração de participação

As mais de 200 universidades participantes do projeto formam a comunidade Open CourseWare Consortium

Os estudantes que participam das aulas online gratuitas nas melhores universidades do mundo não podem obter certificados, mas têm a opção de solicitar uma declaração de participação, que é uma forma de incluir os cursos no seu currículo, o que pode ser bastante interessante na hora de procurar um emprego.

Continuar Lendo  Endereços dos Centros de Língua em SP

Como se inscrever

Basta entrar no site do projeto, fazer a sua inscrição gratuitamente e assistir às aulas sem precisar sair de casa

Os interessados em participar dos cursos online gratuitos oferecidos por algumas das melhores universidades do mundo devem acessar o site www.ocwconsortium.org para consultar a lista de cursos disponíveis e fazer a sua inscrição, além de verificar outras informações.

Existem opções de aulas em vários idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão e japonês, entre outros, que dependem do local de origem da universidade que está oferecendo o curso, o que torna necessário que os participantes tenham conhecimentos em alguns desses idiomas para participar das aulas.

As aulas oferecidas pelas instituições do Brasil são ministradas em português.

Top