Melhores tratamentos para remover cicatrizes

A pele mostra as marcas do tempo que são difíceis de serem retiradas. Em muitos casos esses sinais são causados por agressões externas e…

A pele mostra as marcas do tempo que são difíceis de serem retiradas. Em muitos casos esses sinais são causados por agressões externas e aparecem como cicatrizes que geram muito incômodo estético. Algumas são mais fáceis de serem retiradas e outras podem ser facilmente tratadas. Saiba mais sobre o assunto e conheça os melhores tratamentos para remover cicatrizes.

Melhores tratamentos para remover cicatrizes 1

Existem vários tratamentos para remover cicatrizes da pele. (Foto: divulgação)

Características da cicatriz

O tempo determinante de aparecimento das cicatrizes na pele depende de muitos fatores. Dentre os principais está a profundidade da lesão, o local onde ela é formada e a genética. Segundo especialistas, as pessoas de pele morena possuem mais chances de desenvolverem cicatriz hipertrófica, aquela que fica mais elevada em relação ao tecido em volta.

A principal tendência da pele é recompor as lesões em excesso, gerando as chamadas cicatrizes hipertróficas e queloides. As cicatrizes hipertróficas são formadas por uma desordem nas fibras de colágeno, enquanto a queloide apresenta uma produção excessiva dessas fibras.

Normalmente, as cicatrizes são provocadas por ferimentos, queimaduras, acnes ou cirurgias. No caso das cirurgias plásticas, geralmente elas aparecem como manchas escuras devido a técnica de estiramento da pele, do fechamento do corte e também pelos cuidados pós-operatórios.

As cicatrizes podem ser causadas por vários fatores. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para remoção de cicatrizes, quais são 

Melhores tratamentos para retirar cicatrizes

1. Ácido retinóico e cremes clareadores: para manchas mais escuras eles são capazes de suaviza-las igualando ao tom de pele após um tempo de uso. Os ácidos começam a oferecer resultados entre 45 dias e 2 meses. Os cremes a base de hidroquinona começam dar resultados após seis meses de uso contínuo;

Leia Também:  Anemia falciforme - o que é, tratamento

2. Betaterapia: são indicados a procedimentos simples e atuam na cicatriz, principalmente no caso dos queloides. Normalmente o tratamento é feito logo segundo dia de pós-operatório. A betaterapia é feita através de um aparelho radioativo que emite raios betas na camada da pele onde ocorre a formação das cicatrizes;

3. Laser: os métodos não ablativas e a luz intensa pulsada melhoram em até 80% alguns tipos de cicatrizes. Outra técnica que tem sido muito usada é o CO2 fracionado. A ação é simples feita através da destruição da camada superficial da pele, fazendo uma esfoliação superficial, aquecendo a derme e formando novamente o colágeno. O laser fracionado também é muito eficaz no tratamento das cicatrizes formadas pela acne.

O laser é uma excelente opção de tratamento para remover cicatrizes. (Foto: divulgação)

Veja também plástica para cicatrizes de acne 

As cicatrizes são problemas que podem ser formados por vários fatores e causam grande desconforto estético. Entretanto, existem vários tratamentos estéticos que oferecem excelentes resultados na remoção das cicatrizes. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar melhor a cicatriz e indicar o tratamento ideal para seu caso.

Top