Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento> Melhores lugares para observar estrelas

Melhores lugares para observar estrelas

Muitas pessoas adoram observar as estrelas, mas o que poucas sabem é que nem todos os locais são ideais para este tipo de observação. Alguns locais impossibilitam totalmente a visualização de estrelas, enquanto em outros, é possível enxergar grandes constelações a olho nu. Conheça quais são os melhores locais para observar estrelas.

Melhores lugares para observar estrelas (Foto: Divulgação)

Melhores lugares para observar estrelas

Ridge A, Antártica

Atualmente, o melhor lugar para observar estrelas é o Ridge A, um local que fica a 4053 metros de altitude no platô antártico e está localizado em território australiano. Apesar de não haver nenhuma confirmação -, acredita-se que nenhum ser humano tenha pisado no local, pois lá a temperatura possui uma média de -70°C.

O ponto de observação foi localizado através de estudos, onde cientistas australianos e americanos cruzaram dados de pesquisas, satélites e modelos climáticos para descobrir qual o local que reunia o melhor conjunto de características para a observação das estrelas.

Grand Canyon, Estados Unidos

O Grand Canyon é um famoso ponto turístico norte-americano, que ficou conhecido no Brasil por diversos filmes que retratavam esta paisagem. O local na verdade é um grande vale que foi moldado pela ação do rio Colorado, que correu no local por milhares de anos. Por ser um local afastado das cidades e das luzes artificiais, o Grand Canyon é considerado um dos melhores locais no mundo para observar as estrelas, pois a luz, vento e temperatura favorecem a visualização, inclusive a olho nu.

Veja também: Curso de astronomia gratuito na USP

Observar estrelas é uma das coisas mais românticas para casais. (Foto: Divulgação)

Deserto do Atacama, Chile

O Deserto do Atacama é conhecido como um dos mais altos e áridos desertos do mundo, mas além disso, ainda é um excelente ponto de observação de estrelas. O céu deste deserto é considerado um dos mais claros de todo o hemisfério sul, o que o torna um dos melhores locais de todo o planeta para observar as estrelas. É justamente por esse lindo céu que o Projeto ALMA, o maior conjunto de telescópios do mundo estão no Deserto do Atacama.

Locais longe da iluminação artificial e poluição são os melhores para ver estrelas. (Foto: Divulgação)

Melhores locais para ver estrelas no Brasil

– Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

– Paranaguá, Paraná

– Atibaia, São Paulo

– Nova Friburgo, Rio de Janeiro

– Itabira, Minas Gerais

– Anápolis, Goiás

– Pé de Serra, Bahia

– Itacuruba, Pernambuco

– Arcoverde, Pernambuco

– Sossêgo, Paraíba

Os melhores pontos de observação são sempre aqueles que estão mais distantes dos grandes centros e das áreas industriais, pois a luminosidades e a poluição prejudicam muito a visibilidade no momento da observação das estrelas. Já as cidades litorâneas não são indicadas porque possuem muitas nuvens.

Leia também: Descoberta Estrela Mil Vezes Maior que o Sol

 

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *