Melhores lugares do mundo para ser mãe

Você certamente já deve ter ouvido a expressão: “ser mãe é padecer no paraíso”. Pois é, saiba que alguns países levam a sério este…

Você certamente já deve ter ouvido a expressão: “ser mãe é padecer no paraíso”. Pois é, saiba que alguns países levam a sério este ditado e hoje ocupam o topo da lista dos melhores países do mundo para ser mãe.

Este é o caso da Finlândia, que aparece na primeira posição do ranking elaborado pela ONG Salve The Children, sediada em Londres. De acordo com o levantamento, o país é o que oferece a melhor combinação de políticas de saúde pública, de respeito aos direitos das mulheres e de proteção aos recém-nascidos.

Brasil no ranking

Divulgada nesta semana, a lista dos melhores lugares do mundo para ser mãe coloca o Brasil na 78ª posição. (Foto: Divulgação).

Segundo o relatório, o Brasil aparece na 78ª posição da lista dos melhores lugares do mundo para ser mãe. Além desses dois países (Brasil e Finlândia), foram avaliadas outras 174 nações. Para elaborar o ranking, a ONG considerou fatores como condições de pré-natal, parto e aspectos relacionados aos cuidados com os bebês. O índice ainda levou em conta a qualidade da educação, a renda das mulheres e a representação politica feminina em cada lugar.

Veja também: Ranking dos países com melhor qualidade de ensino.

Apesar de estar mal colocado, o Brasil se destaca por ser um dos países emergentes onde se faz um maior esforço para salvar a vida dos recém-nascidos. O resultado desse trabalho é que, desde a década de 1990, o governo brasileiro conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil em 64%. Entretanto, a ONG também aponta problemas, como a medicação excessiva dos partos, as mortes maternas causadas por abortos ilegais e o elevando índice de bebês prematuros.

Piores lugares do mundo para ser mãe

De acordo com o ranking elaborado pela ONG Save The Children, o Congo possui as piores condições de cuidado com as mães e seus bebês. (Foto: Divulgação).

As dez últimas posições do ranking dos melhores lugares do mundo para ser mãe são ocupadas por países da África subsaariana. Nessas nações, uma em cada 30 mulheres morre devido a complicações pós-gestação todos os anos e uma a cada sete crianças vem a óbito antes de completar meia década de vida.

No Congo, por exemplo, as constantes guerras e a situação de extrema pobreza colocam o país em último lugar na lista. A sua frente, formando o “pé do ranking” dos dez piores lugares para ser mãe, estão a Somália, Serra Leoa, Mali, Níger, República Centro-Africana, Gâmbia, Nigéria, Chade e Costa do Marfim.

Saiba quais são os melhores países para a mulher trabalhar.

Os melhores lugares para ser mãe

Logo atrás da Finlândia, primeira colocada da lista, aparecem Suécia, Noruega, Islândia e Holanda. (Foto: Divulgação).

Já no outro extremo do ranking, aparecem ao lado da Finlândia os países: Suécia, Noruega, Islândia e Holanda, completando assim o “top cinco” das nações que oferecem as melhores condições para as mamães desempenharem o seu papel. Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos é o pior colocado, estando apenas na 30ª posição.

Top