Melhores grãos para incluir na dieta

Os grãos são excelentes opções de alimentos para incluir na dieta, pois além de serem saborosos e matarem a fome, ainda são riquíssimos em…

Os grãos são excelentes opções de alimentos para incluir na dieta, pois além de serem saborosos e matarem a fome, ainda são riquíssimos em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e ajudam a manter o peso ideal. Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher os melhores produtos, pois a variedade de alternativas é enorme. Para acabar com esse problema, confira a lista com os melhores grãos para incluir na dieta.

Os grãos são excelentes opções para incluir no cardápio. (Foto: divulgação)

Apesar de ser pequenina no tamanho, essa semente é gigante quando o assunto é benefício para a saúde. Considerada como um dos alimentos mais completos do mundo, é o alimento mais rico em ômega-3 que existe, possui 21% de seu peso em proteína e ainda é dotada de todos os aminoácidos essências ao bom funcionamento do organismo, em perfeito equilíbrio.

Outros dados que surpreendem é que, de acordo com pesquisas, a chia tem mais cálcio que o leite integral, mais magnésio que o brócolis, mais ferro que o espinafre e mais potássio que a banana.

Conheça mais sobre os benefícios da chia e como consumi-la.

  • Soja

Além de ser fácil de ser encontrada, a soja é uma importante ferramenta para as mulheres que buscam a saúde do sistema reprodutor. É especialmente indicada no combate das ondas de calor, bastante comuns no início da menopausa, e possui eficácia comprovada no combate ao câncer de mama. Sua utilização na dieta é bastante variada, e pode ser consumida em saladas frias, cozida, derivados como leite e outros produtos a base de soja, ou ainda misturada no feijão.

A chia é um dos alimentos mais completos do mundo e pode ser consumida de diversas formas. (Foto: divulgação)

  • Quinoa

É outra semente poderosíssima, extremamente rica no tipo de gordura que é benéfica ao organismo, além de minerais e proteínas. Por ser rica em ferro, é excelente no combate a problemas como anemia, além de ser uma boa fonte de ômega-3 e 6, que ajudam no controle da glicemia. De quebra, ainda possui ação anti-inflamatória e cicatrizante.

  • Linhaça

Boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas e ômega-3, pode auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde, como dislipidemias, aterosclerose, doenças cardíacas, problemas digestivos, prisão de ventre e até câncer.

  • Gergelim

Rico em minerais como cálcio e fósforo, além de proteínas, vitamina E e B3 e óleos essenciais, essa semente é boa no combate aos radicais livres, atuando como protetora do material genético celular e prevenindo problemas como o câncer.

Continuar Lendo  Riscos da dieta da sopa

Descubra quais os cereais podem auxiliar no combate ao câncer e diabetes.

  • Semente de girassol

É rica em vitamina E e atua como poderosa ferramenta no combatente dos radicais livres, que causam câncer e envelhecimento precoce. Isso significa que, além de conferir mais saúde, esse grão é capaz de retardar o aparecimento de fios brancos de cabelo, rugas e ainda fortalece as unhas. Por ter grande valor calórico, deve ser consumida com moderação.

Saiba quais são as sementes que emagrecem.

Os Muffins de quinoa são deliciosos e muito nutritivos. (Foto: divulgação)

Incluir grãos na dieta é uma forma saborosa e inteligente de consumir nutrientes essenciais ao funcionamento adequado do organismo, além de prevenir diversas doenças e ainda conseguir manter a silhueta de bem com o espelho. Para ficar com a saúde em alta e se manter longe de problemas, basta seguir as dicas e escolher os melhores grãos para incluir na dieta.

Top