Melhores graduações Enade 2011

PUBLICIDADE

Criado em 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem por objetivo avaliar o rendimento de alunos dos cursos de graduação de todo o país, tanto aqueles estudantes que estão ingressando no ensino superior quanto os que estão se formando.

O MEC divulgou os resultados do Enade 2011, que mostram as melhores graduações do país (Foto: Divulgação)

A partir dos resultados divulgados anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), são elaborados vários indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que juntamente com o Índice Geral de Cursos (IGC), serve para mostrar quais são as melhores graduações do país.

O CPC leva em conta o desempenho dos alunos, o corpo docente e a infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso, enquanto o IGC é calculado com base na média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

PUBLICIDADE

O outro lado: Piores Graduações Enade 2011

Números do Enade 2011

Mais de 7.500 cursos superiores foram avaliados no Enade 2011 (Foto: Divulgação)

No Enade 2011, foram avaliados 7.576 cursos superiores, das áreas de ciências sociais, bacharelado e licenciatura em biologia, física, filosofia, história, geografia, matemática, letras, pedagogia, música, química, arquitetura e urbanismo, licenciatura em educação física e licenciatura em artes visuais.

Também participaram do exame os alunos das áreas de computação, engenharia (várias habilitações), tecnologia em áreas de controle e processos ambientais, tecnologia em infraestrutura e produção industrial e tecnologia em informação e comunicação.

É importante lembrar que apenas os cursos dessas áreas aparecem no ranking divulgado pelo MEC, já que a cada ano são avaliados segmentos diferentes. Além disso, é preciso ressaltar que algumas universidades não aderiram ao Enade, ficando de fora das avaliações, como é o caso da USP.

Unicamp na liderança: Melhores faculdades do Brasil – análise MEC

Ranking das melhores graduações Enade 2011

O curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, obteve os melhores resultados do Enade 2011 (Foto: Divulgação)

1º – Filosofia / USJT (São Paulo – SP)

PUBLICIDADE

2º – Matemática / UFABC (Santo André – SP)

3º – Pedagogia / UFCG (Campina Grande – PB)

4º – Matemática / UNESP (Ilha Solteira – SP)

5º – Física / UNESP (Ilha Solteira – SP)

6º – Tecnologia em Fabricação Mecânica / UTFPR (Ponta Grossa – PR)

7º – Educação Física / Faculdade Atenas (Paracatu – MG)

8º – Química / UFABC (Santo André – SP)

9º – Matemática / UNESP (Rio Claro – SP)

10º – Pedagogia / PUC-Rio (Rio de Janeiro – RJ)

Todas as 10 graduações melhores colocadas no Enade 2011 receberam o conceito 5 do exame, o mais alto, com a classificação diferenciando-se pelo CPC. O ranking completo pode ser conferido no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fontes: Inep e IG

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.