Melhores filmes sobre doenças mentais

Os transtornos mentais afetam milhares de pessoas no mundo todo, comprometendo a qualidade de vida e a relação com a sociedade. As doenças mentais…

Os transtornos mentais afetam milhares de pessoas no mundo todo, comprometendo a qualidade de vida e a relação com a sociedade.

Forest Gump, o contador de histórias. (Foto:Divulgação)

As doenças mentais que preocupam os médicos na vida real também servem de inspiração para produções do cinema. Os filmes retratam as dificuldades e os desafios de lidar com diferentes transtornos psiquiátricos, como autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outros.

Indicações de filmes sobre doenças mentais

Confira a seguir uma seleção de filmes sobre doenças mentais:

Forest Gump, o contador de histórias (1994)
O filme protagonizado por Tom Hanks conta a história de um homem problemático, que possui o QI bem abaixo da média e acaba participando de fatos importantes da história dos Estados Unidos.

O Iluminado (1980)
Jack, a mulher e os filhos resolvem passar uma temporada em um hotel sombrio. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer e a família passa a ter visões. Ver coisas que não existem é um sintoma típico do transtorno psicótico.

Rain Main. (Foto:Divulgação)

Rain Main (1988)
Charlie viaja para um hospital psiquiátrico com o objetivo de descobrir quem é o herdeiro da fortuna do seu pai falecido. No testamento, praticamente tudo foi deixado para Raymond, um irmão mais velho autista com Síndrome de Savant.

Uma Lição de Amor (2001)
Sam Dawson, interpretado por Sean Penn, é um homem com deficiência mental que cria a sua filha com a ajuda dos amigos. No entanto, a menina começa a ultrapassar o potencial intelectual do pai e uma assistente social quer colocá-la no orfanato.

Um Corpo que cai (1958)
Um ‘Corpo que cai’ é um filme de Alfred Hitchcock, que conta a história de um homem que tem medo de altura por causa de um estresse pós-traumático.

Leia Também:  Melhores filmes nacionais lançados em 2011

O Aviador (2004)
O filme protagonizado por Leonardo DiCaprio fala sobre Howard Hughes, um jovem apaixonado por aviões. Além de ser perfeccionista, o personagem sofre transtorno obsessivo-compulsivo com relação à limpeza.

Loucos de amor (2005)
A comédia romântica mostra o relacionamento amoroso de duas pessoas com Síndrome de Asperger, uma forma de autismo.

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador. (Foto:Divulgação)

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993)
O filme conta a história de Gilbert Grape, um jovem que precisa cuidar do irmão com deficiência mental, principalmente após a morte do seu pai.

Simples como Amar (1999)
Carla é portadora de uma leve deficiência mental e se apaixona pela primeira vez por um rapaz. No entanto, sua mãe não aceita a ideia de que ela é uma mulher adulta e capaz de tomar as próprias decisões.

Uma Mente Brilhante
John Nash é um matemático que ganha fama após formular um complexo teorema. Apesar de sua genialidade, ele precisa lidar com a esquizofrenia.

Top