Melhores Exercícios Para Cuidar da Postura

As dores musculares assolam muitas pessoas. Junto ao peso do dia a dia, o tempo cada vez mais é escasso para a prática de…

As dores musculares assolam muitas pessoas. Junto ao peso do dia a dia, o tempo cada vez mais é escasso para a prática de exercícios físicos. Contudo, é recomendável tirar alguns minutos por dia para colocar o corpo em forma. Quem mais sofre é a coluna e, consequentemente, a postura. Para não sofrer de algum tipo de desvio como Lordose, Escoliose, Hérnia de Disco ou algum outro problema, há exercícios específicos para você ficar ereto e esbelto.

Em primeiro lugar, é necessário sempre realizar algum tipo de alongamento antes de começar os exercícios propriamente ditos, sempre no intuito de reduzir o risco de lesões e melhorar a flexibilidade. Cuidar das extremidades, como pernas e braços, sem esquecer do quadril, além da realização de flexões e abdominais ajudam no aquecimento do corpo e auxiliam na postura. Uma especialidade na qual vem sendo bastante desenvolvida ultimamente são sessões de fisioterapia ou de Reeducação Postural Global (RPG), quando um profissional o auxilia para melhorar o condicionamento do seu corpo.

Além da prática acima, há outros exercícios específicos que ajudam o corpo a melhorar e adequar a sua postura sem a necessidade de consulta com um especialista. Para quem gosta de atividades aquáticas, natação e hidroginástica são atividades que trabalham com todas as partes do corpo e, devido ao contato com a água, não possuem o tipo de impacto que possa prejudicar a coluna.

Sem contar que há a questão do alongamento e da contração dos músculos a todo momento. Não é à toa que são consideradas atividades completas, aliando força e técnica, tudo na medida certa e com o auxílio de um professor de Educação Física.

Quem preferir algo mais light, a caminhada é uma outra alternativa, bem mais leve e praticamente a custo zero para o participante. Mas vale lembrar ser necessário estar vestido de acordo com a ocasião e utilizando um calçado que ajude o corpo e se adapte ao determinado local ao qual o mesmo irá fazer a prática da locomoção. Andar auxiliar na musculatura e sendo focando na postura, o indivíduo começará a avaliar se realmente tem andado corretamente, ao como está se portando e o que tem feito feito de errado, sempre no intuito de se moldar.

Continuar Lendo  Com Hugo Hoyama, Brasil conquista o ouro no tênis de mesa por equipes

Aulas de Yoga também são outra alternativa para quem espera melhorar a sua postura. Há técnicas diferentes dentro desta escola, na qual destacam-se exercícios respiratórios, posturas físicas, técnicas de relaxamento e técnicas de meditação. Elas variam de acordo com o anseio do cliente, que se matricula no que achar mais conveniente.

A dança também não pode ser deixada de lado, sendo que a postura acaba evoluindo de acordo com os passos e os ritmos aprendidos. Seja em uma aula de forró, gafieira, salsa ou no balé. Os ritmos até podem ser diferentes, entretanto o foco sempre será o mesmo: o de melhorar corpo e a postura.

Também não podemos esquecer da possibilidade de fazer aulas de Pilates. Esta técnica alia o alongamento para melhorar a postura, a força para enrijecer os músculos e a tonificação para elevar a plasticidade do corpo. As técnicas usadas vão de acordo com o que as pessoas vão buscar para elevar postura, sua cabeça e o seu corpo, aliando melhorias nestes três vertentes.

Seja qual for o caminho pensado, o importante é ter a consciência de que o seu corpo necessita ser o seu melhor amigo, e a postura nada mais é para o corpo do que o seu fiel guia. Assim, é inadmissível ignorar o fato da postura sendo um fator a mais para se preocupar. Antes de pensar em qual exercício físico você pode fazer para melhorar o seu corpo, deve avaliar com um médico como está a sua postura. Músculos, ossos e os órgãos podem ser modificados através da postura, se esta não estiver sendo correta. Por isso, a importância de saber se portar. Em todos os sentidos.

Top