Melhores esfoliantes naturais: quais são

Cuidar da pele é algo essencial à beleza, especialmente a do rosto. Para que ela fique sempre iluminada, macia e jovem, é preciso higienizá-la diariamente, usando sabonetes adequados, além de hidratá-la e protegê-la do sol. Mas a esfoliação também é muito importante nos cuidados com a pele. Não é preciso usar apenas produtos industrializados. Esfoliantes naturais trazem os mesmos benefícios e podem ser mais acessíveis.

Aveia não prejudica peles sensíveis (Foto: Divulgação)

A esfoliação do corpo e do rosto é extremamente importante para a pele se mantenha bonita e saudável. As substâncias removem as impurezas da pele, como células mortas acumuladas ou vestígios de sujeira do dia a dia e até mesmo dos produtos de beleza usados. Com isso, a renovação celular e a penetração dos ativos de cremes e outros produtos são facilitados. O resultado é uma pele luminosa, macia e hidratada. Veja quais são os melhores esfoliantes naturais e limpe a pele do rosto e do corpo.

Esfoliar a pele com açúcar

O açúcar está entre os melhores esfoliantes naturais para a pele. Seus grânulos removem impurezas, facilmente. No entanto, ele não é indicado para peles muito sensíveis, pois pode feri-las.

Para esfoliar com açúcar, basta misturá-lo com um pouco de mel e aplicá-lo na pele, devidamente limpa. Faça movimentos leves e circulares, durante alguns minutos. Enxágue com água fria.

Açúcar e sal são ótimos esfoliantes, mas podem ferir peles sensíveis (Foto: Divulgação)

Esfoliar com aveia

A aveia também é um ótimo esfoliante natural. Além de ser mais suave (indicada para peles sensíveis), ainda nutre a cútis. O procedimento é o mesmo: misture-a com mel e faça a esfoliação.

Dica: use aveia em flocos grandes para esfoliar o corpo. Para o rosto, prefira as mais fininhas.

Esfoliar com fubá

O esfoliante com fubá tem o mesmo efeito do açúcar, devido à textura de seus grânulos. A remoção da sujeira é mais fácil, mas pode ferir peles delicadas. Pode-se, também, misturá-lo com mel e fazer a esfoliação.

Dica: antes de começar a esfoliar a pele, lave-a com água morna ou coloque sobre ela um pano úmido e morno. Isso ajuda a abrir os poros e facilita a limpeza.

Após a esfoliação, lave a pele apenas com água e hidrate-a (Foto: Divulgação)

Esfoliar com argila

A argila, além de esfoliar a pele, ainda ajuda a cicatrizar pequenos ferimentos, clarear manchas; é adstringente e calmante. Porém, não use o produto destinado ao artesanato, pois ele contém substâncias químicas.

Para esfoliar com argila, basta misturá-la com um pouco de água, até que se forme uma pastinha. Aplique-a no rosto (ou no corpo) e espere até que ela seque bem. Em seguida, basta lavar a pele com água fria.

Outros esfoliantes naturais são o sal, o café moído, a bucha vegetal, sal marinho e semente de mamão ou uva, trituradas. É indicado realizar o procedimento apenas uma vez, na semana. O excesso prejudica a pele. Seja qual for a receita de esfoliante natural que você escolher, não descuide da hidratação, que deve ser intensa, após a limpeza.

Reply