Melhores Escolas Técnicas Federais

O Ensino Técnico tem se revelado uma das principais formas de profissionalização no Brasil, onde os alunos recebem treinamento para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos dessa modalidade possuem curta duração e valorizam acima de tudo as aulas pragmáticas, ou seja, que executam atividades práticas.

Somente a educação profissionalizante consegue integrar o aluno ao mercado, preparando-o para ocupar um determinado cargo. É possível conciliar o Ensino Médio com o Técnico ou se submeter a um curso subseqüente, que consiste numa formação mais focada na área onde o aluno deseja atuar. Os principais campos já contam com profissionais técnicos, que suprem a demanda de mão de obra qualificada.

O número de escolas técnicas públicas tem crescido significativamente no país, revelando o quanto a Educação se preocupa com um currículo mais completo e preparado. O aluno leva de 1 a 3 anos para adquirir uma formação técnica, dependendo do curso pelo qual optou. A carga horária de estágio que deve ser cumprida também é um fator importante para completar a habilitação profissional.

Para que as escolas técnicas possam promover os seus cursos, elas procuram manter parcerias com indústrias e empresas de diferentes áreas, como Alimentos, Informática, Mecânica, Edificações, Eletrônica, Administração, Móveis, Enfermagem, Meio Ambiente, Telecomunicações, Hotelaria, entre muitas outras. As instituições públicas de ensino profissionalizante ainda são classificadas como estaduais e federais.

As escolas federais promovem cursos técnicos gratuitos graças ao apoio do Governo Federal, que investe em melhorias na infraestrutura e na contratação de professores qualificados. Normalmente para ingressar em um dos cursos é necessário ser aprovado num processo seletivo e ter o nome na lista de classificados.

Os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) despertam o interesse de milhares de jovens a cada novo processo seletivo. Presente nos principais estados do país, a escola leva em conta os avanços tecnológicos para a formação dos seus alunos. As EAFs (Escolas Agrotécnicas Federais) voltadas para o agronegócio também são renomadas no Brasil.

As melhores escolas técnicas federais são aquelas que possuem as vagas concorridas e dispõem de moderna infraestrutura para as aulas. A IFSP em São Paulo mantém unidades nas principais cidades paulistas e também se destaca como uma das instituições federais mais preparadas em matéria de educação profissional.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply