Melhore sua vida transformando as críticas em lições concretas

Muitas pessoas têm dificuldades para ouvir críticas porque não enxergam os próprios erros. No entanto, quem está de fora geralmente vê melhor que nós,…

Muitas pessoas têm dificuldades para ouvir críticas porque não enxergam os próprios erros. No entanto, quem está de fora geralmente vê melhor que nós, que estamos acostumados ao nosso modo de agir. Portanto, melhore a sua vida transformando as críticas em lições concretas.

Há pessoas que conseguem enxergar através de nós, ou seja, elas vêem exatamente como pensamos e como agimos e, por isso, fazem críticas construtivas, ou seja, que nos fazem crescer. Sendo assim, o primeiro passo para ser uma pessoa melhor é saber separar as críticas construtivas das destrutivas, pois há pessoas que criticam sem embasamento, simplesmente por maldade ou inveja.

Por isso, quando você souber filtrar essas críticas, ouça as construtivas com atenção e sem revolta. Assim, você conseguirá trabalha-las para mudar o seu modo de agir e, então, construir uma vida mais saudável.

Prefira sempre ouvir as críticas de alguém mais velho, porque certamente essa pessoa tem muito mais experiência que você e já passou por várias situações dificultosas. Sendo assim, ela poderá te servir como um espelho através de suas críticas ao seu modo de agir e de pensar.

No entanto, pessoas mais jovens como um filho ou um sobrinho também podem ser capazes de fazer críticas construtivas porque elas têm contato direto e constante com você. Por isso, sabem muito bem como você se comporta em determinadas situações e poderão te ajudar a ser alguém melhor.

Para tanto, você deve ter em mente que não é um ser humano perfeito, pois todos nós temos defeitos. Somente desse modo, você conseguirá ouvir as críticas, enxergar os seus defeitos e transformá-los em qualidades através de lições a serem seguidas para ser mais feliz consigo mesmo e com os outros.

Continuar Lendo  Como esquecer o ex-namorado

Então, para transformar as críticas em lições concretas, é preciso ter muita coragem e determinação porque estamos acostumados a agir de uma forma há algum tempo. Por isso, a transformação deve acontecer de fora para dentro e de dentro para fora, às vezes, lentamente. Ou seja, ao ouvir a crítica, absorva-a com sabedoria e medite sobre ela para, a partir daí, fazer uma mudança de comportamento.

Nem sempre as críticas são más. Sendo assim, saiba discernir se elas devem ser acatadas ou esquecidas. Dessa forma, você poderá usar essas críticas para transformá-las em lições concretas e ter uma vida mais feliz, inteligente e sadia.

Top