Melhor tratamento para rinite

A rinite alérgica é um problema muito comum em crianças e adultos. Os sintomas são bastante incômodos e podem ser frequentes, atrapalhando o dia a dia de muita…

A rinite alérgica é um problema muito comum em crianças e adultos. Os sintomas são bastante incômodos e podem ser frequentes, atrapalhando o dia a dia de muita gente. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e saiba qual é o melhor tratamento para rinite.

Confira dicas de como aliviar os sintomas de rinite.

A rinite é um problema bastante comum. (Foto: divulgação)

O que a rinite alérgica

A rinite alérgica é um problema no sistema de defesa do organismo, onde uma partícula sem potencial para causar doença acaba desencadeando uma resposta do sistema imunológico. O contato com os alérgenos (substâncias que geram a alergia) ocorre a todo o momento, sem trazer maiores complicações à maioria das pessoas. Porém, o organismo de pessoas com rinite reage de forma diferente, produzindo anticorpos contra o alérgeno, como se ele fosse um agente nocivo como os vírus ou bactérias.

Tratamento para rinite

O tratamento para rinite abrange desde o uso de medicação até ações preventivas, a fim de evitar o contato com o alérgeno e, consequentemente, prevenir a ocorrência de crises alérgicas.

É fundamental deixar claro que não é recomendável iniciar qualquer tipo de tratamento por conta própria, devendo procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar melhor o caso e instituir a terapia mais adequada.

O tratamento para rinite pode incluir:

  • Solução salina

É muito eficiente para manter a adequada higiene das narinas, eliminando todos os possíveis alérgenos que se mantém aderidos na mucosa nasal. É possível utilizar esse tipo de solução diversas vezes ao dia.

  • Descongestionante nasal

Esse tipo de fármaco já foi a droga mais utilizada no tratamento da rinite. São responsáveis por causar vasoconstrição nasal, reduzindo a secreção de muco e consequentemente aliviando os sintomas. É muito importante lembrar que esses produtos podem causar dependência e por isso não devem ser usados regularmente.

Existem vários medicamentos que podem ajudar a combater os sintomas de rinite. (Foto: divulgação)

  • Anti-histamínicos
Leia Também:  Notas baixas no boletim: o que fazer?

A histamina é a substância liberada na reação imunológica, responsável por causar as manifestações alérgicas como o prurido nasal (coceira), espirro e coriza. Essas drogas são bastante eficientes contra os sintomas, mas não funcionam bem contra a congestão nasal. Os fármacos mais modernos não causam sono, como acontecia com as primeiras gerações de anti-histamínicos.

  • Corticoide nasal

Considerados a primeira linha no combate à rinite, estão disponíveis várias opções no mercado, sendo que a eficácia entre os produtos é bastante similar. Esse tipo de fármaco serve tanto para o tratamento das manifestações da doença como também ajuda a prevenir novas crises alérgicas.

  • Imunoterapia

A imunoterapia é um tratamento moderno contra rinite e possui custo mais elevado. Os resultados são muito bons, pois o tratamento é capaz de dessensibilizar o paciente, fazendo com que o organismo deixe de montar uma resposta imune contra determinado agente causador da alergia. Também chamado de “vacina”, essa terapia dura anos e consiste na injeção de doses mínimas do alérgeno, de forma a fazer com que o corpo do paciente se acostume com o mesmo.

Conheça alguns remédios naturais contra rinite.

A imunoterapia também é conhecida como vacina e é um dos tratamentos mais modernos. (Foto: divulgação)

A rinite alérgica é um problema comum que atrapalha o dia a dia de inúmeras pessoas. Existem várias opções de tratamento, que devem ser individualizadas para cada paciente. Por isso é indispensável realizar uma consulta com médico otorrinolaringologista, capaz de avaliar a situação e recomendar o melhor tratamento para rinite de acordo com o caso.

Top