Melhor sabonete para cada tipo de pele

PUBLICIDADE
Para cada tipo de pele há um sabonete que mais se adapta

Quando o assunto é sabonete, as opções são infindáveis! Têm em barra, líquidos ou até mesmo em cremes. Há também os que, além de simplesmente limpar e garantir um cheiro muito agradável, prometem hidratação e proteção antibacteriana. Para ajudar quem fica com dúvidas na hora de escolher o sabonete certo, daremos algumas dicas imperdíveis.

O primeiro passo é saber do pH do sabonete, sendo indicado que se aproxime ao máximo do pH da pele, para não agredi-la e ainda proteger das infecções. Opte por sabonetes neutros (com pH menor ou igual a 7) e dê preferência aos líquidos e cremosos, que são mais suaves e a chance de causar irritação é menor. Os sabonetes em barra, normalmente possuem pH mais alcalino (maior que 7), sendo, portanto mais agressivos a pele.

Outro fator que influência diretamente a saúde da pele é a questão da temperatura do banho. O correto seria evitar banhos quentes, optando por água morna ou até mesmo fria, em especial quando for lavar o rosto. O problema com a água quente é que esta, somada ao uso do sabonete, acaba removendo a camada de proteção da epiderme que é formada por gordura e água, deixando a pele muito ressecada, além de estimular a secreção das glândulas sebáceas, um problema no caso de pele oleosa. Vale lembrar que oleosidade e hidratação são coisas diferentes.

PUBLICIDADE

Há diferença entre a pele do rosto e a do restante do corpo?

Há sim, e as necessidades das peles dessas duas regiões são diferentes. A pele do rosto é naturalmente mais oleosa, necessitando de um sabonete que promova uma limpeza profunda e que ainda assim não seja agressivo. Opte por formulações líquidas ou em gel.

A pele do corpo tende a ser mais ressecada e precisa de muita hidratação. A dica é escolher os produtos que contenham hidratantes e óleos em sua fórmula.

Cuidados com a pele normal

Nesse caso, os sabonetes podem ser mais perfumados, mas é preciso que também sejam hidratantes. Produtos com extrato de hamamélis, própolis e cânfora são ótimas opções e prometem manter a oleosidade controlada.

Sabonetes líquidos agridem menos a pele

Cuidados com a pele oleosa

Aposte em sabonetes adstringentes, que reduzem o excesso de sebo, como os  preparados à base de hamamélis e própolis. Formulações líquidas são as mais indicadas, porque diminuem o atrito com a pele, ajudando também no controle da oleosidade. O ácido salicílico, sulfacetamina sódica e enxofre são substâncias que garantem uma limpeza profunda eficiente, controle da oleosidade e ainda combatem a formação de espinhas.

Cuidados com a pele seca

A indicação, nesse caso, fica por conta de uma limpeza mais suave, enquanto que a hidratação deve ser intensa e profunda. Dê preferência aos produtos mais oleosos e hidratantes como a manteiga de karité, óleo de amêndoas, extrato de uva, lanolina e laurilsulfato.

O rosto deve ser lavado com um sabonete mais suave

Agora é só lembrar-se dessas dicas na hora de comprar o sabonete, para fazer a escolha certa e ficar com a pele linda, irradiante, limpa e cheirosa!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.