Melhor sabonete para cada tipo de pele

Quando o assunto é sabonete, as opções são infindáveis! Têm em barra, líquidos ou até mesmo em cremes. Há também os que, além de…

Para cada tipo de pele há um sabonete que mais se adapta

Quando o assunto é sabonete, as opções são infindáveis! Têm em barra, líquidos ou até mesmo em cremes. Há também os que, além de simplesmente limpar e garantir um cheiro muito agradável, prometem hidratação e proteção antibacteriana. Para ajudar quem fica com dúvidas na hora de escolher o sabonete certo, daremos algumas dicas imperdíveis.

O primeiro passo é saber do pH do sabonete, sendo indicado que se aproxime ao máximo do pH da pele, para não agredi-la e ainda proteger das infecções. Opte por sabonetes neutros (com pH menor ou igual a 7) e dê preferência aos líquidos e cremosos, que são mais suaves e a chance de causar irritação é menor. Os sabonetes em barra, normalmente possuem pH mais alcalino (maior que 7), sendo, portanto mais agressivos a pele.

Outro fator que influência diretamente a saúde da pele é a questão da temperatura do banho. O correto seria evitar banhos quentes, optando por água morna ou até mesmo fria, em especial quando for lavar o rosto. O problema com a água quente é que esta, somada ao uso do sabonete, acaba removendo a camada de proteção da epiderme que é formada por gordura e água, deixando a pele muito ressecada, além de estimular a secreção das glândulas sebáceas, um problema no caso de pele oleosa. Vale lembrar que oleosidade e hidratação são coisas diferentes.

Há diferença entre a pele do rosto e a do restante do corpo?

Há sim, e as necessidades das peles dessas duas regiões são diferentes. A pele do rosto é naturalmente mais oleosa, necessitando de um sabonete que promova uma limpeza profunda e que ainda assim não seja agressivo. Opte por formulações líquidas ou em gel.

A pele do corpo tende a ser mais ressecada e precisa de muita hidratação. A dica é escolher os produtos que contenham hidratantes e óleos em sua fórmula.

Cuidados com a pele normal

Nesse caso, os sabonetes podem ser mais perfumados, mas é preciso que também sejam hidratantes. Produtos com extrato de hamamélis, própolis e cânfora são ótimas opções e prometem manter a oleosidade controlada.

Sabonetes líquidos agridem menos a pele

Cuidados com a pele oleosa

Aposte em sabonetes adstringentes, que reduzem o excesso de sebo, como os  preparados à base de hamamélis e própolis. Formulações líquidas são as mais indicadas, porque diminuem o atrito com a pele, ajudando também no controle da oleosidade. O ácido salicílico, sulfacetamina sódica e enxofre são substâncias que garantem uma limpeza profunda eficiente, controle da oleosidade e ainda combatem a formação de espinhas.

Cuidados com a pele seca

A indicação, nesse caso, fica por conta de uma limpeza mais suave, enquanto que a hidratação deve ser intensa e profunda. Dê preferência aos produtos mais oleosos e hidratantes como a manteiga de karité, óleo de amêndoas, extrato de uva, lanolina e laurilsulfato.

O rosto deve ser lavado com um sabonete mais suave

Agora é só lembrar-se dessas dicas na hora de comprar o sabonete, para fazer a escolha certa e ficar com a pele linda, irradiante, limpa e cheirosa!


Top