Melhor Forma de Investir Dinheiro

Economizar dinheiro é uma coisa que todos nós devemos aprender a fazer, pois nunca se sabe o que vai acontecer no futuro e que…

Economizar dinheiro é uma coisa que todos nós devemos aprender a fazer, pois nunca se sabe o que vai acontecer no futuro e que vamos precisar de alguma reserva. Mas depois que a pessoa consegue fazer a difícil tarefa de guardar dinheiro, o próximo passo é investir esse dinheiro em alguma aplicação. Vamos explicar nesse artigo sobre as formas de investimento disponíveis que você pode aplicar, e quais as consequências dessas aplicações para o investidor.

Antes de mais nada, um investidor precisa conhecer o seu perfil de risco, sabendo quais são os seus objetivos e quais as necessidades que você terá, bem como em quanto tempo você precisará desse dinheiro para suprir tais necessidades. Cada investidor tem um perfil de risco, que pode ser: Conservador, moderado ou agressivo.

Quem tem um perfil conservador tem um ponto de vista que pode ser comparado a nossos avós, ou seja, que dizem que o mundo já não está mais o mesmo e que muitas coisas eram diferentes no tempo deles. Por causa disso, não gostam de riscos e não querem se preocupar muito com chances de perder dinheiro em algum investimento, não querem ficar nervosos com notícias de crises financeiras. Para pessoas com esse perfil, o mais indicado é investir em fundos de renda fixa.

Já o investidor com perfil moderado tem um ponto de vista que pode ser comparado a nossos pais, pois tem vontade de correr algum risco, mas com moderação para não colocar tudo a perder. Esse investidor guarda o dinheiro em fundos multimercado, e dessa forma ele aproveita o mercado com maior rentabilidade. Em suma, ele ataca apenas quando o cenário está favorável.

Continuar Lendo  Dicas de investimentos para 2012

Por fim temos o investidor com perfil agressivo, que tem um ponto de vista comparado aos adolescentes, ou seja, normalmente ganha mesada do pai, dinheiro dos avós e tios e assim, por ter dinheiro sobrando, sempre arrisca em investimentos não muito favoráveis, com grande chances de dar errado, apensar de boa rentabilidade. Dessa forma, se algo dá errado em seu investimento, ele não se compromete totalmente. Pessoas com esse perfil de risco normalmente investem no mercado de ações.

Sabidos os perfis, existem também os objetivos de cada investidor, que podem variar de acordo com o perfil de cada um. Quem é conservador, pode ter como objetivo levantar uma reserva para emergências, em fundos com menor risco e maior liquidez, e no curto prazo (seis meses, por exemplo). Quem tem perfil moderado pode quer fazer uma reserva para a aposentadoria, preservando o poder de compra da moeda, investindo em fundos durante 15 anos. E quem tem um perfil agressivo pode querer dobrar o capital atual com fundos de alto risco para obter maior retorno, dentro de 7 anos, por exemplo.

Boas alternativas de investimento estão disponíveis para os investidores, vamos citar algumas das mais comuns e que geram bons resultados a seguir:

Poupança: Investimento indicado para quem tem perfil conservador, pois possui rentabilidade baixa, uma alta liquidez e segurança. Indicado para quem não quer perder dinheiro, mas em contrapartida não ganhará muito também.

Imóveis: Investimentos de baixa rentabilidade e liquidez, com alta segurança. Também é indicado para investidores conservadores e no longo prazo pode ser uma fonte segura de rendimento.

Fundos de renda fixa: O mais utilizado pelos investidores de perfil conservador, os fundos de renda fixa possuem rentabilidade moderada, com uma alta liquidez e segurança.

Continuar Lendo  Inscrições BBB9: Como Participar, se Inscrever, Ficha de Inscrição

Ações: Os investimentos mais rentáveis do mercado, as ações podem ser o sucesso ou o fracasso financeiro de alguém, por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, pois tem rentabilidade alta, alta liquidez e segurança baixa.

Dessa forma, cabe a você se analisar e conversar com o gerente de seu banco, para que possa te ajudar a investir seu dinheiro da melhor forma.

Top