Melancias quadradas: como são cultivadas?

As melancias são frutas muito saborosas, que não podem faltar no verão. Muitas são as receitas com melancias disponíveis, que vão desde os sucos…

As melancias são frutas muito saborosas, que não podem faltar no verão. Muitas são as receitas com melancias disponíveis, que vão desde os sucos e sorvetes a até mesmo aos bolos e doces exóticos – isto é, opções de preparo não faltam para esta delícia.

Veja a receita de mousse de melancia com hortelã.

Entretanto, devido ao seu tamanho, muitas pessoas abrem mão de levarem uma melancia para casa, fator este que tem causado a queda no consumo desta fruta. Neste contexto, uma nova técnica de cultivo vem fazendo um maior número de adeptos: as melancias quadradas. Veja mais o que é e como as melancias quadradas são cultivadas:

Conheça maiores informações sobre essa fruta (Foto: Divulgação)

Produção de melancias quadradas

O cultivo de melancias quadradas começou no Japão, há cerca de 30 anos atrás, porém sua divulgação vem se tornando maior nos dias atuais. Os japoneses, em sua imensa criatividade para criarem produtos novos, antigamente não tinham espaço suficiente nas hortas para a plantação de melancia em larga escala, de modo que começaram então a introduzi-las em pequenas caixas de vidro quadradas, fazendo com que forçadamente a fruta crescesse neste formato.

Devido tamanho sucesso que a produção de melancias quadradas foi no Japão, o cultivo desta especiaria também veio para o Brasil, através dos agricultores de Icapuí, no Ceará, que resolveram também investir nessa novidade. A repercussão do produto foi ótima e o lucro com as vendas em território nacional foi e ainda é muito elevado.

Antigamente as técnicas consistiam somente na inserção da fruta em uma caixa de vidro (Foto: Divulgação)

Os contrapontos da melancia quadrada

Devido a busca pela forma perfeita, o cultivo da melancia quadrada foi também associado à mudança genética e a implementação de hormônios, o que faz com que a fruta não tenha sementes. Outro ponto negativo é que, apesar da estética magnífica, essa melancia perdeu grande parte do seu sabor, tornando-se menos doce.

Leia Também:  10 artistas que parecem Pokémons

Entretanto, no Brasil muitas são as pessoas que consomem a melancia quadrada, uma vez que seu preço gira em torno de R$ 5 a R$ 10, o que significa pouca diferença em relação ao valor da fruta original. Por isso, mesmo sendo esteticamente muito mais viáveis e bonitas, é bom não substituir completamente a melancia pela sua versão quadrada, devido esses elementos que tornam a tornam menos favoráveis para o consumo.

Apesar de mais favoráveis na relação estética, as melancias quadradas possuem muitos contrapontos nos dias atuais (Foto: Divulgação)

Leia também: Dieta do suco de melancia.

Top