Medidas saudáveis contra o envelhecimento

O envelhecimento é um processo progressivo de decadência das aptidões físicas e mentais. Isso é devido pela redução do nível hormonal e pelo estresse…

O envelhecimento é um processo progressivo de decadência das aptidões físicas e mentais. Isso é devido pela redução do nível hormonal e pelo estresse oxidativo. Alguns fatores unidos com maus hábitos aceleram o processo de envelhecimento, como é o caso do sedentarismo, tabagismo, obesidade, alcoolismo, entre outros. Os principais reflexos do processo de envelhecimento se dão na pele, no sistema imunológico e na saúde. Por isso, é essencial ter um estilo de vida saudável, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Confira a seguir algumas dicas essenciais:

Dieta

A diminuição de calorias é essencial para adiar os efeitos do envelhecimento. É necessário uma dieta rica em vitaminas, fibras e proteínas. Deve-se também diminuir a quantidade de sal e de açúcar na comida, para evitar a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial, proporcionado pelo sal e para evitar a alta incidência de diabetes. Beber água é imprescindível, pois, a falta dela no organismo está associada a sensação de sonolência, cansaço, redução no desempenho físico e mental e outras funções orgânicas.

Exercícios

Exercícios aeróbicos como a corrida, a natação e a hidroginástica são ótimos para o coração, pois elevam a ingestão de oxigênio e reduzem o risco de doenças desse tipo. Além de melhorar o metabolismo, eles são também ótimos para controlar o peso. Já os exercícios que envolvem a musculatura do corpo auxiliam na ação contra doenças como a artrose e osteoporose. São ótimos para fortalecer as articulações e ossos, retardando desse modo o envelhecimento.

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é imprescindível para sustentar os níveis de energia. Antes de deitar, procure ler um bom livro e tomar um banho para relaxar melhor.

Parar de fumar e consumir álcool

Não somente o cigarro, mas o também o álcool possuem várias tipos de toxinas que aceleram o envelhecimento, as quais atrapalham diversos desempenhos habituais do corpo. Desse modo para retardar os efeitos do envelhecimento o ideal é parar com os cigarros e também com as bebidas.

Para finalizar é importante repensar e transformar todos os maus hábitos frequentes no dia-a-dia, (os quais além de acelerar o processo de envelhecimento, prejudicam a saúde) e transformá-los em bons hábitos e assim adaptar um novo estilo de vida compatível com a sua rotina diária.

Top