Mecanismo Permite que o Carro Estacione Sozinho

Foi apresentado essa semana no Salão de Frankfurt o novo mecanismo de estacionamento do fabricante francês de autopeças Valeo. O sistema é totalmente inovador…

Por Redacao em 15/09/2011

Foi apresentado essa semana no Salão de Frankfurt o novo mecanismo de estacionamento do fabricante francês de autopeças Valeo. O sistema é totalmente inovador e chega a ser até inacreditável. A tecnologia apresentada recebeu o nome de Park4U que possibilita estacionar o veículo sozinho, até mesmo em uma vaga apertada.

A manobra inteira é efetuada pelo sistema, que possui sensores nos quatro lados do carro para detectar e medir a extensão da vaga. O controlador do sistema, em seguida, aciona o volante e o acelerador do carro para estacioná-lo. É incrível como o volante chega a se movimentar automaticamente realizando a manobra da melhor forma possível.

Para quem tem dificuldades em manobrar e estacionar o carro esta é de fato uma ferramenta imprescindível. Um modelo que já possui o Park4U é o Sharan, da Volkswagen. Nesses carros é necessário que o motorista assuma posição no acelerador e no câmbio. Porém, pra quem prefere um pacote completo pode optar por um aplicativo para Smartphone e iPhone que permite controlar todo o processo remotamente. Quem possuir o aplicativo pode adquirir mais facilidade em vagas apertadas, nas quais fica mais viável o motorista sair do carro e comandar a manobra pelo iPhone ou Smartphone.

O programa funciona em vagas transversais e longitudinais, nessas últimas é exigido uma distância livre de no mínimo 56 centímetros atrás e na frente do veículo.

Veja o vídeo com uma demonstração de funcionamento do Park4U:

Top