MEC vai lançar site para ajudar professor a montar provas

MEC vai lançar site para ajudar professor a montar provas, com base nos itens das avaliações federais de larga escala, ferramenta que estará disponível…

Por Andre em 20/06/2015

MEC vai lançar site para ajudar professor a montar provas, com base nos itens das avaliações federais de larga escala, ferramenta que estará disponível também aos diretores das escolas de todo o Brasil, ajudando os profissionais a compreender melhor o nível de aprendizagem dos estudantes.

MEC vai lançar site para ajudar professora a montar provas (Foto Ilustrativa)

Batizado de “Devolutivas”, o projeto é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, que também é a responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A novidade deverá estar disponível para o acesso de diretores e docentes a partir do próximo mês de agosto, conforme as informações do INEP, para ser utilizada pelos profissionais da educação que atuam em escolas dos níveis fundamental e médio.

Curso de Libras para professores

MEC vai lançar site para ajudar professor a montar provas

A novidade permitirá aos professores criar provas com base nos itens das avaliações federais de larga escala (Foto Ilustrativa)

O novo portal do MEC que ajuda professores a montarem provas também facilitará o entendimento do significado pedagógico das notas numéricas. Os docentes poderão, por exemplo, saber o que significa, em termos de aprendizado, uma nota 200 na disciplina de Matemática.

A ferramenta online permitirá ainda ao educador diagnosticar o desempenho dos seus alunos ao longo de todo o ano, sem a necessidade de aguardar os resultados bianuais da Prova Brasil, avaliação que ajuda a compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Professores e diretores de escolas de nível fundamental e médio terão acesso ao portal (Foto Ilustrativa)

Curso superior gratuito para professores 2015

No site, também estarão disponíveis 600 itens da Prova Brasil, cada um deles com detalhamento da sua vinculação curricular, apontando habilidades e competências que o estudante domina ao acertar as questões.

Conforme o Ministério da Educação, o projeto objetiva oferecer relevância pedagógica a esses importantes dados sobre os estudantes de nível fundamental e médio, de todo o Brasil, fazendo com que os professores possam não só montar as provas, mas também direcionar melhor as aulas, de acordo com o aprendizado dos alunos.

Fácil navegação

O projeto do INEP também possibiltará aos docentes avaliar melhor o desempenho de seus alunos (Foto Ilustrativa)

Segundo o INEP, o novo Portal Devolutivas será fácil de utilizar, contando com um guia de navegação, para ajudar os usuários a encontrarem rapidamente todas as ferramentas disponibilizadas na página.

Curso para professores online

No entanto, o instituto não descarta promover formação para os usuários da plataforma.

Top