MEC suspende vestibulares para 207 cursos

PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 18 de dezembro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a suspensão de vestibulares de 207 cursos das áreas de exatas, engenharia, tecnologia e licenciatura (formação de professores), desenvolvidos por instituições federais e particulares. A iniciativa faz parte de novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade da educação superior nacional e coibir o funcionamento de instituições de ensino de baixa qualidade. O ministro também declarou que haverá restrições para o ingresso de estudantes em 185 faculdade que tiveram mau desempenho em avaliações do MEC. A medida vale para novos vestibulares.

Leia mais sobre: Sisu MEC – Sisu.mec.gov.br – Inscrições Sisu 

207 cursos estão proibidos de fazerem vestibular em 2013 (Foto: Divulgação)

Reprovações consecutivas dos 207 cursos universitários vetados

As 207 graduações foram reprovadas duas vezes seguidas, com notas 1 ou 2, na escala até 5, no chamado Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que leva em consideração os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores. A lista dos cursos vetados pelo MEC foi divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19 de dezembro. Confira aqui o nome das universidade vetadas.

PUBLICIDADE

No total, 672 cursos foram reprovados e serão obrigados a firmar protocolo junto ao Ministério da Educação, assumindo o compromisso de buscarem melhorias nos pontos deficientes. Eles atendem 129 mil alunos e representam 1,95% dos universitários matriculados nos 6.083 cursos mantidos por faculdades particulares e federais. As instituições municipais e estaduais não passam por essa avaliação do MEC.

Saiba mais sobre: MEC cursos EAD gratuitos

Do total de cursos reprovados 465 compõe a listagem pela primeira vez. Justamente por estarem na listagem nessas condições, essas faculdades estão liberadas para realizar vestibulares, no entanto, ficarão proibidas de aumentarem o número de vagas em 2013, até que uma fiscalização constate melhorias nos pontos apontados como precários pelo MEC.

672 cursos foram reprovados pelo MEC, sendo 465 estão na listagem pela primeira vez (Foto: Divulgação)

Cursos reprovados continuarão funcionando

As 207 instituições de ensino superior que foram proibidas de fazer vestibular em 2013 foram reprovadas em 2008 e 2011. Dentre essas faculdades, 90 cursos apresentaram piora na avaliação de 2008 para 2011, caindo do conceito 2 para o conceito 1 no CPC. Porém, mesmo diante desse resultado, para não prejudicar ainda mais os estudantes que estão matriculados nessas graduações, eles poderão continuar funcionando, mas sem fazer vestibular nem matricular novos alunos em 2013.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.