MEC fará quatro simulados nacionais do Enem

O MEC fará quatro simulados nacionais do Enem. O anúncio foi feito oficialmente na última terça-feira (5), pelo ministro da educação Aluísio Mercadante. Leia…

Por Isabella Moretti em 08/04/2016

O MEC fará quatro simulados nacionais do Enem. O anúncio foi feito oficialmente na última terça-feira (5), pelo ministro da educação Aluísio Mercadante. Leia a matéria para conhecer melhor essa novidade.

O Ministério da Educação lançou uma plataforma de preparação para o Enem. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação lançou uma plataforma de preparação para o Enem. (Foto Ilustrativa)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se destaca como a principal prova da educação brasileira. A nota da avaliação pode ser usada para conseguir ingressar no ensino superior, seja através do Prouni, Sisu ou Fies. Para melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros na prova, o MEC lançou uma plataforma gratuita de preparação, que contém um rico material de estudo, inclusive simulados.

MEC fará quatro simulados nacionais do Enem

A plataforma de estudos desenvolvida pelo MEC recebeu o nome de Hora do Enem. Trata-se de um ambiente virtual de preparação para o exame, que reunirá videoaulas, programas de TV, plano de estudo e simulados online.

Através da sua plataforma online, o MEC fará quatro simulados nacionais do Enem e disponibilizará uma série de recursos que otimizam a aprendizagem.  A iniciativa pretende contribuir com o desempenho de aproximadamente 2,2 milhões de estudantes do 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

Simulados gratuitos do Enem

Os simulados serão disponibilizados na plataforma Hora do Enem. (Foto Ilustrativa)

Os simulados serão disponibilizados na plataforma Hora do Enem. (Foto Ilustrativa)

O Ministério da Educação vai realizar simulados através da plataforma digital. A prova vai funcionar da mesma forma que o Enem, inclusive no que diz respeito ao cálculo da nota. O estudante terá o tempo médio de 3 minutos para responder cada questão.

O conteúdo do simulado, assim como o exame oficial, abrange as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Assim que o estudante finalizar o simulado online, o sistema realizará o cálculo da nota com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, será possível identificar os pontos fortes e fracos. Essas informações são de grande ajuda para criar um plano de estudo personalizado.

O primeiro simulado da plataforma Hora do Enem acontecerá no dia 30 de abril. Os participantes terão que responder 20 perguntas de cada área do conhecimento, totalizando assim 80 questões.

Quem não tem computador em casa também poderá participar dos simulados gratuitos do Enem. O MEC está mobilizando universidades, institutos federais e escolas estaduais para aplicar a prova presencial, em diferentes lugares do país.

Calendário de simulados

O primeiro simulado online do Enem será realizado no dia 30 de abril. (Foto Ilustrativa)

O primeiro simulado online do Enem será realizado no dia 30 de abril. (Foto Ilustrativa)

– 30 de abril

– 25 de junho

– 13 de agosto

– 8 e 9 de outubro

Inscrição para os simulados

As pessoas interessadas em participar do 1º simulado online do Enem devem acessar a plataforma Hora do Enem e preencher o cadastro, entre os dias 10 e 29 de abril. Os estudantes serão direcionados para uma página do Geekie Games para informar os dados de inscrição.

O MEC fará quatro simulados nacionais do Enem, mas para garantir a sua participação, é preciso realizar a inscrição dentro do prazo. Acesse a plataforma horadoenem.mec.gov.br e acompanhe as novidades. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

Top