MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015

PUBLICIDADE

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015! Até o momento a quantidade de alunos registrados é bem menor do que em 2014, quando o número de matrículas ultrapassou 49 milhões.

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015. (Foto Ilustrativa)

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo MEC, trata-se de uma pesquisa para levantar a quantidade de alunos matriculados no ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o país. O objetivo é obter os índices da educação básica brasileira em números, identificar falhas e planejar o repasse de verbas a cada instituição.

Leia também: Mec – Cursos gratuitos Ead

PUBLICIDADE

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015

A pesquisa do censo escolar 2015 é feita com base nos dados fornecidos pelas próprias escolas durante o ano letivo, a coleta de informações se inicia no mês de maio e fica disponível para todas as escolas até o mês de agosto. O envio de informações é feito através do Educacenso, plataforma desenvolvida pelo MEC para facilitar e contribuir com a veracidade dos números obtidos na pesquisa.

O censo escolar 2015 apresenta o número de matriculados em cada série escolar em cada estado do Brasil e específica a quantidade de alunos pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas. O resultado permite que o governo federal crie medidas socioeducativas para inclusão de todas as raças na educação básica.

O censo revelou que a quantidade de alunos caiu de 2014 para 2015. (Foto Ilustrativa)

O número de funcionários por escola também é divulgado na pesquisa e auxilia no planejamento da contratação de professores efetivos e outros colaboradores essenciais para o bom funcionamento das instituições.

Além disso, o MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015 para obter previamente informações referente à infraestrutura de cada escola, como estado de conservação do prédio, equipamentos  em funcionamento e materiais utilizados com frequência. Dessa maneira, estuda meios de melhorar a qualidade do ensino no ano seguinte.

PUBLICIDADE

Escolas públicas que não declararam informações para a realização do Censo Escolar 2015, não terão seus resultados divulgados no Enem e serão impedidas de receber auxilio de programas federais.

Esse levantamento ajuda a identificar falhas nas escolas. (Foto Ilustrativa)

Veja o ranking das melhores escolas de diadema no Enem

O que revelou o censo?

O resultado preliminar do Censo Escolar deste ano revelou que 37,8 milhões de matrículas foram efetivadas até o momento, o número pode crescer até que o resultado final seja contabilizado, mas provavelmente não irá ultrapassar o número de 49,8 milhões de matrículas realizadas no ano passado.

Conheça o Curso de formação de professores do Mec

O censo também é determinante para o repasse de verba. (Foto Ilustrativa)

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015 no mês de outubro todos os anos, mas a confirmação só será disponibilizada no Diário Oficial da União no início de dezembro. O número oficial de estudantes matriculados na modalidade de ensino básico irá auxiliar o MEC a identificar quais são as falhas na educação em cada região do país, determinar a quantidade de repasse de verbas em programas como PNDL (Livro didático), Pnae (Alimentação), Pnate (Transporte) e PDDL (Dinheiro direto na escola). Continue no Mundo das tribos e veja outras notícias sobre educação.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.