MEC divulga gabarito oficial do Enem 2011

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (25) foi publicado pelo MEC (Ministério da Educação) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, realizado no sábado e domingo. Os documentos estão disponíveis para download no site do Enem.

Cerca de 4 milhões de pessoas realizaram as provas neste final de semana. No total, mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no exame, porém a continência média, foi de 26,4%, o que representa mais de 1,4 milhões de estudantes.

Os resultados individuais das provas, os quais incluem correção e nota da redação, serão anunciados no dia 4 de janeiro. Logo após, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) site em que os estudantes se candidatam a vagas em instituições de ensino superior públicas, abrir para inscrição.

PUBLICIDADE

Entenda como funciona o sistema de pontuação do Enem

O Enem utiliza o método de correção com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), método que não leva em conta apenas o número de questões certas e erradas, como realizado nos vestibulares, mas no nível de dificuldade de cada item/questão. Cada questão possui um valor determinado de acordo com o seu grau de dificuldade, isto é, os estudantes que tiverem acertado o mesmo número de questões, não terão basicamente a mesma pontuação.

Este método, segundo o Inep (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), reduz as chances de acerto por “chute” das respostas da prova. A TRI é um conjunto que possui relação com as aptidão e com a possibilidade de acerto de cada resposta. Cada questão é constituída por um modelo bancado por um padrão: a discriminação, o qual ajuda a distinguir a habilidade dos estudantes, o grau de dificuldade e o acerto eventual.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.