Mau uso das lentes de contato: o que pode causar

A sensibilidade dos olhos é algo que pode causar danos irreversíveis se alguns cuidados não forem tomados. As pessoas que não prestam atenção no…

Por Élida Santos em 08/04/2014

A sensibilidade dos olhos é algo que pode causar danos irreversíveis se alguns cuidados não forem tomados. As pessoas que não prestam atenção no modo como cuidam das lentes de contato, por exemplo, acabam tendo problemas gravíssimos, que podem, inclusive, levar a cegueira. Existem relatos não muito raros de pessoas que se esqueceram de tirar o item na hora de dar um mergulho na piscina. A irritação foi tanta que acabou gerando danos irreversíveis à visão.

Cuidados com as lentes são essenciais para a saúde (Foto: Divulgação)

Cuidados fundamentais ao colocar a lente de contato

Para não correr riscos é essencial ser cuidadoso ao fazer uso das lentes de contatos. Por isso, opte por colocar esse produto em um local seco e limpo, e de preferência, longe do banheiro. Lave e seque bem as mãos, coloque um pouco do produto utilizado para umedecer e limpar as lentes na palma de uma das mãos e flexione o item com um dos dedos para que as bactérias e sujeiras saiam de fato. A caixinha que é usada para guardar as lentes de contato deve ser trocada uma vez por mês ou a pessoa necessita ferver em água quente para garantir a segurança dos olhos.

Leia mais sobre: Infecções causadas por lentes de contato

Troque as lentes de contato com cuidados (Foto: Divulgação)

Falta de cuidado com as lentes de contato faz mal à saúde

Quem não cuida da higiene das lentes de contato, utiliza o item para dormir, nadar, tomar banho e ainda não aplica os produtos recomendados pelo oftalmologista para não causar o ressecamento dos olhos, corre sérios riscos. A lente úmida é propícia para o desenvolvimento de bactérias que podem causar danos graves à retina, que inclusive, dependendo do caso, gera perca da visão.

Saiba mais sobre: Lentes de contato diferentes, exóticas: fotos

Quem não presta atenção na validade das lentes de contato também está em perigo, já que elas têm um tempo estimado de uso para garantir a segurança dos olhos. O mesmo vale para as pessoas que não tiram as lentes nem para dormir. Isso é muito perigoso e gera irritações, que deixam os olhos coçando, com vermelhidão e podem chegar a níveis graves que são irreversíveis.

Top