Mau hálito matinal: por quê?

  Os cuidados com a saúde e higiene pessoal, são de responsabilidade de cada pessoa, influenciando diretamente na garantia das condições adequadas de saúde,…

Por Redacao em 15/07/2009

 

Os cuidados com a saúde e higiene pessoal, são de responsabilidade de cada pessoa, influenciando diretamente na garantia das condições adequadas de saúde, ou seja, na qualidade de vida.

O mau hálito é associado a um gosto ruim na boca, podendo ser provocado por diversos fatores, desde a ingestão de determinados alimentos, falta de higiene bucal, até certas doenças graves (doenças gastrointestinais, pulmonares, dos rins e do fígado).

A cárie, a piorréia, a gengivite e a estomatite são infecções bucais que com maior freqüência podem provocar o mau hálito. Algumas medidas podem ser adotadas para a eliminação do mau hálito, como, efetuar uma correta higiene bucal regularmente, com uma escovação adequada e um enxágüe com um elixir apropriado.

Às vezes basta evitar a ingestão de alimentos que, passando pelo aparelho digestivo, desprendem cheiro forte. Em outros casos é necessário combater possíveis infecções dos dentes, das gengivas ou da boca em geral.

Por si só, não é um problema grave, mas pode ser sintoma de doenças de várias origens (gastrite, prisão de ventre, câncer do estômago ou esôfago).

O mau hálito ao acordar, está relacionado à mucosa da boca que se descama o tempo todo, as células mortas se misturam aos restos de alimentos que fermentam durante a noite, sangue decorrente de problemas na gengiva e bactérias, formando a saburra que fica na língua.

À noite, a produção de saliva diminui muito, permitindo a ação livre de bactérias, a mesma decompõe a saburra, dando origem a substâncias voláteis como o sulfidreto, oriundo do enxofre, que possui um odor extremamente desagradável.

O jejum prolongado também contribui para o mau hálito, pelo fato de ocorrer uma queda dos níveis de açúcar no sangue, esse processo libera gases mal cheirosos, que são transportados pela corrente sanguínea até os pulmões, e esses odores são exalados pela boca.

É sempre necessário manter uma higienização correta ao dormir e ao acordar, porque o mau hálito não agrada ninguém.

Top