Mau hálito: como evitar

Mau hálito pode indicar que você ou a pessoa que sofre desse mal tem um problema de saúde. Para evitar o problema o primeiro…

Mau hálito pode indicar que você ou a pessoa que sofre desse mal tem um problema de saúde. Para evitar o problema o primeiro passo é escovar os dentes depois das principais refeições e utilizar anticéptico bucal para diminuir a quantidade de bactérias. Se tudo isso não funcionar é melhor começar a procurar a causa do odor.

Leia mais sobre: Como acabar com mau hálito

Teste seu hálito (Foto: Divulgação)

O que pode causar o mau hálito?

Todos os itens abaixo podem ser os causadores do seu mau hálito:

– Má escovação dos dentes e da língua
– Inflamação na gengiva
– Falta de salivação
– Estresse
– Prisão de ventre
– Má alimentação (coma de três em três horas)
– Consumo só de carne e derivados do leite

Avisar ou não que a pessoa sofre de mau hálito?

Parece constrangedor avisar seu colega de emprego, marido, namorado e amigo sobre o odor que sai da boca de um deles? Mas saiba que é necessário. Muitas pessoas não sentem o seu hálito e não sabem que sofrem do problema. Por isso, se identificar que seu colega sempre tem hálito péssimo, com delicadeza, o avise. Se faltar coragem acesse o site www.abha.org.br e mande um e-mail anônimo, mas não leve isso na brincadeira, pois o mal é bem sério, e pode indicar doenças graves.

Leia também: 30% dos brasileiros sofrem de mau hálito

Mau hálito pode ser amenizado com ingestão de água (Foto: Divulgação)

Como identificar se está com mau hálito?

Para evitar constrangimentos ou até colocar em risco sua saúde, saiba identificar se está com mau hálito.  Para isso, passe a língua no pulso e deixe a saliva secar, depois de alguns minutos, você sentirá o odor, se ele existir. Colocar a mão na frente da boca e assoprar vagarosamente também pode ajudar a identificar o cheiro ruim, se houver. Porém, em alguns casos, fica complicado saber, já que algumas pessoas tendem a se acostumar com o mau cheiro bucal. Nesses casos, pergunte para um amigo próximo ou marque uma consulta em um bom dentista, que poderá identificar se o problema é realmente na boca.

Leia Também:  As principais causas do mau hálito

Quando é normal ter mau hálito?

Depois de muitas horas sem comer, ao acordar, é normal ter mau hálito, mas só até escovar os dentes. Após comer alimentos com gosto e cheiro forte, como alho e cebola, também é natural ficar com um hálito mal cheiroso.  Em situações estressantes algumas pessoas ficam com odor bucal, mas é porque a saliva seca demais e isso causa o cheio ruim a médio prazo. Ou seja, beber bastante água ao longo do dia pode ajudar a não ter mau hálito.

Top