Mau hálito causas e como tratar

Mau hálito causas e como tratar

Se você está entre os cerca de 50 milhões de brasileiros que sofrem com a halitose, de acordo com a Associação Brasileira de Halitose…

Por Andre em 27/11/2014

Se você está entre os cerca de 50 milhões de brasileiros que sofrem com a halitose, de acordo com a Associação Brasileira de Halitose (Abha), não deixe de ler a matéria a seguir, que traz informações sobre mau hálito causas e como tratar.

Mau hálito causas e como tratar (Foto: Divulgação)

O problema consiste na exalação de odores desagradáveis, oriundos da cavidade bucal, que causam desconforto nas pessoas que estão por perto. E como normalmente quem tem mau hálito não consegue perceber o cheiro ruim, a situação acaba gerando constrangimentos.

Esses odores desagradáveis exalados pela boca costumam causar mais problemas do que se imagina, chegando a atrapalhar relacionamentos amorosos e a criar situações complicadas em ambientes de trabalho, principalmente na hora de falar para a pessoa que ela está com halitose.

Como evitar o mau hálito matinal

Dicas caseiras contra mau hálito

Mau hálito causas e como tratar

Uma das principais causas da halitose é a má higiene bucal (Foto: Divulgação)

Entre as causas do mau hálito, a maioria (cerca de 90%) está relacionada ao ambiente bucal. Quando a higiene oral não é feita da maneira correta, as bactérias presentes na boca começam a fermentar os restos de alimentos e a liberar um odor bastante desagradável.

Além disso, a halitose também pode ter como causas as doenças da gengiva, a redução na produção de saliva, a ingestão excessiva de alimentos de odor carregado, a carência de vitaminas A e D, desidratação, amigdalite, uso de determinados medicamentos, consumo excessivo de álcool e até algumas doenças mais graves.

O tratamento para o problema consiste justamente em cuidar melhor da higiene da boca (Foto: Divulgação)

O tratamento para acabar com mau hálito consiste, primeiramente, em descobrir qual é a causa da halitose. Quando o problema é causado pela saburra lingual, por exemplo, basta cuidar melhor da higiene oral, escovando os dentes após as refeições e fazendo uso de fio dental e raspadores de língua.

Mas se o mau odor persistir, é necessário procurar um médico, pois ele pode ser sintoma de algo mais sério. Nessa situação, o profissional indicará o melhor tratamento para a halitose, de acordo com o que for diagnosticado.

Como saber se tenho mau hálito

Geralmente, quem tem mau hálito não consegue sentir o odor desagradável (Foto: Divulgação)

Como saber se tenho mau hálito? Se você tem essa dúvida, uma dica interessante é fazer autoexame da língua diante do espelho, para verificar se há saburra lingual (camada esbranquiçada ou amarelada, no fundo da língua).

Também vale perguntar a uma pessoa de confiança se ela consegue notar alterações em seu hálito, em diferentes horários, e até mesmo consultar um dentista especializado em halitose.

Top