Material escolar, dicas para economizar

Confira tudo sobre material escolar, dicas para economizar e sugestões interessantes para fazer economia. O período de volta às aulas está se aproximando, por…

Por Isabella Moretti em 19/01/2015

Confira tudo sobre material escolar, dicas para economizar e sugestões interessantes para fazer economia. O período de volta às aulas está se aproximando, por isso é importante se antecipar na pesquisa e as compras dos itens que serão usados ao longo do ano letivo.

Material escolar, dicas para economizar. (Foto: Divulgação)

No mês de janeiro, muitas famílias ficam sobrecarregadas com dívidas. É o momento de pagar os impostos e também comprar o material escolar das crianças. Para não acabar contraindo dívidas e entrando no vermelho, vale a pena fazer um planejamento financeiro e fazer as escolhas certas.

Leia mais: Lista de material escolar 2015

Material escolar, dicas para economizar

A ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) calculou um reajuste de 8% no material escolar nesse ano de 2015. Esse aumento de preço deve refletir diretamente no bolso do consumidor, por isso é importante adotar alguns critérios para fazer as compras. Saiba como comprar material escolar, dicas para economizar e adquirir artigos de qualidade:

Procure reaproveitar o material do ano passado. (Foto: Divulgação)

Saiba reaproveitar

Antes de sair às compras, é muito importante avaliar o material escolar e reaproveitar os itens que estão em bom estado. Convide a criança para fazer uma busca em casa e será possível encontrar artigos praticamente novos.

Faça uma pesquisa de preços

Pesquisar os preços é uma dica fundamental para fazer economia na compra de material escolar. Visite três ou quatro papelarias e compare os valores dos mesmos produtos. A diferença pode ser até de 500%.

Aposte nas ruas de comércio popular

A papelaria do shopping nem sempre é o melhor lugar para comprar artigos escolares com preços baixos. O ideal para fazer economia é visitar lojas de ruas de comércio popular, como é o caso da 25 de Março em São Paulo.

A compra coletiva é uma boa estratégia para poupar dinheiro. (Foto: Divulgação)

Compra coletiva

A compra coletiva é uma ação conjunta que pode render bons descontos na aquisição de material escolar. Por isso, converse com outros pais e avalie as possibilidades de realizar uma compra em grupo.

Não ligue para os personagens

Cadernos, mochilas, estojos e lancheiras com personagens costumam ser mais caros do que os demais. Para conseguir fazer economia, é muito importante evitar os astros animados que estampam os produtos. Se a criança quiser muito, negocie e compre apenas um item do personagem favorito.

Compre com antecedência

Não deixe para comprar material escolar na última hora. Na medida em que o período de volta às aulas se aproxima, os produtos se tornam mais caros e a variedade diminui.

Adquira os produtos com antecedência. (Foto: Divulgação)

Agora você já sabe como comprar material escolar, dicas para economizar. Monte o seu planejamento e aproveite as ofertas.

Top