Material Escolar da educação infantil 2013

PUBLICIDADE

O ano de 2013 está apenas começando e os pais já estão se empenhando na compra de material escolar para os filhos. As novidades já estão presentes nas prateleiras das papelarias brasileiras, mas é importante tomar alguns cuidados para não fazer um mau negócio.

Alguns pais já começaram a pesquisar preços de material escolar para 2013. (Foto:Divulgação)

Lista de material escolar 2013

As aulas de educação infantil normalmente são retomadas em fevereiro, mas os pais que não gostam de deixar as coisas para a última hora já se antecederam com a compra do material escolar. Adquirir os produtos com certa antecedência tem lá as suas vantagens, afinal, o consumidor encontra mais variedade, as lojas não estão tão lotadas e os preços cabem melhor no orçamento.

Nos primeiros anos na escola, a criança necessita de muitos materiais para realizar as atividades e potencializar o seu aprendizado. Os produtos pedidos na lista variam de uma escola para a outra, mas normalmente incluem papel sulfite, caixa de lápis de cor, pasta de plástico, massinha de modelar, giz de cera, caderno de desenho, tinta guache, cola tenaz, tesoura sem ponta, entre outros. Alguns itens são até considerados abusivos, como é o caso do papel higiênico e dos produtos de limpeza.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Material escolar: dicas para pesquisar preços

lista de material escolar 2013 está 8% mais cara em relação aos preços de 2012. (Foto:Divulgação)

Não são todas as escolas que já disponibilizaram a lista de material escolar 2013, mas os pais sabem mais ou menos o que costuma ser pedido durante os anos da educação infantil. Desta forma, é possível comparar os preços nas lojas e comprar os primeiros itens.

De acordo com informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a lista de material escolar 2013 está 8% mais cara em relação aos preços de 2012. Este dado mostra que os pais precisam preparar o bolso para comprar todos os itens que os filhos vão usar ao longo do ano letivo.

Dicas para economizar na compra de material escolar

Algumas dicas ajudam a poupar dinheiro na compra de material escolar. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir algumas dicas para comprar material escolar 2013 da educação infantil e economizar:

– Ao escolher os produtos, o consumidor deve levar em conta a ideia de custo-benefício. O material escolar está diretamente ligado ao aprendizado do aluno, por isso ele não pode ser de baixa qualidade.  A compra deve sempre buscar um equilíbrio entre o bom e o barato.

– Para que os pais não sejam influenciados pelos desejos dos filhos, é importante que as crianças fiquem em casa durante as compras de material escolar.

PUBLICIDADE

– Os pais devem pesquisar os preços nas lojas físicas e na internet. Também devem pechinchar o valor total da lista e considerar os descontos oferecidos pelo pagamento a vista.

– Os pais não precisam comprar imediatamente todos os produtos da lista, por isso vale a pena dar preferência aos itens essenciais no início do ano.

Veja também: Como reconhecer abusos na lista de material escolar

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.