Materiais de Construção Ecológicos

PUBLICIDADE

Hoje em dia o assunto pé ecologia e sustentabilidade, quanto mais ecologicamente correto melhor é para o planeta, as industrias estão cada vez mais se preocupando com a sustentabilidade e desenvolvendo materiais que não agridem o meio ambiente. Quando uma obra esta sendo executada pode causar muitos danos ao meio ambiente, pois o alto consumo de recursos não renováveis e de substancias tóxicas é muito grande e serve de alerta para que alguém faça alguma coisa, pois dês de a crise do petróleo ocorrida em 1973.

A busca por alternativas de fonte energética fez com que os países do mundo se unissem em busca de uma solução para poder preservar o meio ambiente, mas sem que faltasse recursos energéticos para manter a população mundial. Através de vários estudos e de pessoas com espírito desafiador o planeta esta melhorando a cada dia, pois através de descobertas e recursos renováveis hoje a construção civil que é um dos maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente esta totalmente renovável.

Medidas sustentáveis

Com o grande impacto que as construções civis provocam no agravamento da poluição atmosférica e consequentemente do efeito estufa do planeta tem feito com que as pessoas procurem medidas para que os materiais escolhidos para a construção civil seja totalmente sustentáveis. Para solucionar esse problema foi criado um mercado de ecoprodutos e tecnologias fabricados em grande escala industrial e tudo isso apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento de Habitação Ecológica (IDHEA).

PUBLICIDADE

Essa organização já conta com mais de dez mil fornecedores de produtos sustentáveis que podem ser utilizados dês de o planejamento até o termino da obra ecologicamente correta. O arquiteto Ruy Rezende afirma que a construção sustentável é um ponto estratégico que vai tomar conta do mundo nas edificações futuras. Vai chegar uma época em que construir um edifício ou uma casa vai ser totalmente ecológico sem qualquer dano a natureza, pois preservar esta sendo a maior obra da natureza que envolve o universo.

Como definir um material ecológico?

Para definir um material ecológico é através da analise do seu ciclo de vida (ACV) instrumento que avalia o impacto ambiental que os produtos causam a natureza dês de o berço até o tumulo. Ou seja, a vida do produto é analisada em todos os estágios de sua vida útil que envolvem de onde ele saiu, se produz resíduos poluentes e se eles podem ser reutilizados. Mas alguns questionamentos devem ser feitos para saber se o produto é ecológico como:

– É um recurso renovável?

– A matéria prima é virgem ou reciclada?

PUBLICIDADE

–  Apresenta baixo consumo de água e energia?

– Possui algum tipo de certificado do tipo ISSO 14001

PUBLICIDADE

– O processo de manutenção e de instalação é poluente?

– Como é a logística de distribuição do produto?

– A embalagem é reciclável?

PUBLICIDADE

Em fim a preocupação é muito grande em relação ao planeta, pois ele precisa ser preservado para que haja um futuro com qualidade e muita vida para que as pessoas possam usufruir da flora e da fauna existente no planeta.

Para concluir:

Ainda não chegou o tempo em que todas as pessoas do planeta serão totalmente conscientes em relação ao meio ambiente, pois hoje ainda podemos ver varias situações onde a poluição é clara e em grande escala. E por ser um povo ainda em desenvolvimento vai demorar um pouco até que caia a ficha de que se o planeta não for ajudado nós vamos ficar sem ter onde morar.

O simples ato de selecionar o lixo já é uma grande ajuda ao planeta, não jogar lixo nas ruas cuidando do meio ambiente tornando a cidade mais limpa é uma maneira simples, mas muito eficaz na conservação do nosso planeta que pede ajuda através das catástrofes que vem sucedendo a cada dia e com mais intensidade. Preserve para ter uma vida melhor.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.