Materiais de Construção Ecológicos

Hoje em dia o assunto pé ecologia e sustentabilidade, quanto mais ecologicamente correto melhor é para o planeta, as industrias estão cada vez mais…

Hoje em dia o assunto pé ecologia e sustentabilidade, quanto mais ecologicamente correto melhor é para o planeta, as industrias estão cada vez mais se preocupando com a sustentabilidade e desenvolvendo materiais que não agridem o meio ambiente. Quando uma obra esta sendo executada pode causar muitos danos ao meio ambiente, pois o alto consumo de recursos não renováveis e de substancias tóxicas é muito grande e serve de alerta para que alguém faça alguma coisa, pois dês de a crise do petróleo ocorrida em 1973.

A busca por alternativas de fonte energética fez com que os países do mundo se unissem em busca de uma solução para poder preservar o meio ambiente, mas sem que faltasse recursos energéticos para manter a população mundial. Através de vários estudos e de pessoas com espírito desafiador o planeta esta melhorando a cada dia, pois através de descobertas e recursos renováveis hoje a construção civil que é um dos maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente esta totalmente renovável.

Medidas sustentáveis

Com o grande impacto que as construções civis provocam no agravamento da poluição atmosférica e consequentemente do efeito estufa do planeta tem feito com que as pessoas procurem medidas para que os materiais escolhidos para a construção civil seja totalmente sustentáveis. Para solucionar esse problema foi criado um mercado de ecoprodutos e tecnologias fabricados em grande escala industrial e tudo isso apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento de Habitação Ecológica (IDHEA).

Essa organização já conta com mais de dez mil fornecedores de produtos sustentáveis que podem ser utilizados dês de o planejamento até o termino da obra ecologicamente correta. O arquiteto Ruy Rezende afirma que a construção sustentável é um ponto estratégico que vai tomar conta do mundo nas edificações futuras. Vai chegar uma época em que construir um edifício ou uma casa vai ser totalmente ecológico sem qualquer dano a natureza, pois preservar esta sendo a maior obra da natureza que envolve o universo.

Leia Também:  Jogo de Jantar Schmidt 42 Peças

Como definir um material ecológico?

Para definir um material ecológico é através da analise do seu ciclo de vida (ACV) instrumento que avalia o impacto ambiental que os produtos causam a natureza dês de o berço até o tumulo. Ou seja, a vida do produto é analisada em todos os estágios de sua vida útil que envolvem de onde ele saiu, se produz resíduos poluentes e se eles podem ser reutilizados. Mas alguns questionamentos devem ser feitos para saber se o produto é ecológico como:

– É um recurso renovável?

– A matéria prima é virgem ou reciclada?

–  Apresenta baixo consumo de água e energia?

– Possui algum tipo de certificado do tipo ISSO 14001

– O processo de manutenção e de instalação é poluente?

– Como é a logística de distribuição do produto?

– A embalagem é reciclável?

Em fim a preocupação é muito grande em relação ao planeta, pois ele precisa ser preservado para que haja um futuro com qualidade e muita vida para que as pessoas possam usufruir da flora e da fauna existente no planeta.

Para concluir:

Ainda não chegou o tempo em que todas as pessoas do planeta serão totalmente conscientes em relação ao meio ambiente, pois hoje ainda podemos ver varias situações onde a poluição é clara e em grande escala. E por ser um povo ainda em desenvolvimento vai demorar um pouco até que caia a ficha de que se o planeta não for ajudado nós vamos ficar sem ter onde morar.

O simples ato de selecionar o lixo já é uma grande ajuda ao planeta, não jogar lixo nas ruas cuidando do meio ambiente tornando a cidade mais limpa é uma maneira simples, mas muito eficaz na conservação do nosso planeta que pede ajuda através das catástrofes que vem sucedendo a cada dia e com mais intensidade. Preserve para ter uma vida melhor.

Leia Também:  Dicas para usar chita na decoração

Top