Mastigação correta dos alimentos: saiba mais

Mastigação correta dos alimentos: saiba mais

Cada vez mais, as pessoas estão insatisfeitas com seus corpos. Assim, para conquistar o corpo perfeito, elas acabam se submetendo a algumas dietas radicais…

Por Editorial MDT em 27/09/2012

Cada vez mais, as pessoas estão insatisfeitas com seus corpos. Assim, para conquistar o corpo perfeito, elas acabam se submetendo a algumas dietas radicais que podem até trazer danos à saúde. Porém, o que muita gente não sabe é que o simples ato de mastigar de forma correta contribui para a redução do peso. Saiba mais sobre a mastigação correta dos alimentos.

Conheça cinco atitudes que ajudam na digestão.

A mastigação é o processo incial da digestão. (Foto: divulgação)

Aprenda mais sobre a mastigação correta

A cada dia, as pessoas se preocupam mais com a alimentação, uma forma de manter uma vida saudável e o corpo em dia. Por isso, a realização de dieta virou “mania nacional”. No entanto, em vez de escolher um tipo de dieta a ser realizado, é essencial que o indivíduo realize uma mastigação adequada. Algo extremamente importante para aqueles que estão em busca do peso ideal.

A digestão dos alimentos tem início na boca

A boca é o local que a digestão dos alimentos tem início. Após a ingestão dos alimentos, ocorre a liberação de saliva que contem uma enzima denominada ptialina. Ela, em associação com o processo de mastigação, é o que representa a primeira etapa da digestão. Através da enzima è realizado a quebra de alimentos como massas, cereais, entre outros, uma maneira de facilitar as etapas seguintes da digestão.

Realizar mastigação correta auxilia na manutenção do peso. (Foto: divulgação)

Conheça os benefícios da mastigação

Quando o processo de mastigação é realizado de maneira correta, pode trazer grandes vantagens para o organismo do indivíduo. Através da trituração ocasionada pela ação dos dentes sobre os alimentos, ocorre uma ação eficiente da enzima bucal, a ptialina. Assim, o ato de mastigar auxilia o processo de digestão, prevenindo sintomas como a azia e a sonolência. Além disso, uma boa mastigação contribui para que o dia do indivíduo tenha um maior e melhor rendimento, o que evita transtornos futuros.

É importante mencionar que, alguns problemas digestivos podem estar diretamente ligados à mastigação incorreta e insuficiente. Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam mastigando de forma inadequada, tendo como resultado uma digestão mais lenta e, por vezes, ineficaz. Como resultado, o indivíduo apresentará sintomas como a azia e a queimação. Além dos benefícios anteriormente citados, a mastigação correta estimula o centro de saciedade, contribuindo com a maior e melhor satisfação. Uma forma eficaz de impedir a gula, ou seja, de manter o ganho ponderal.

Conheça mais sobre a mastigação correta. (Foto: divulgação)

A mastigação correta dos alimentos traz grandes benefícios à saúde do indivíduo. Após conhecer um pouco mais sobre esse processo tão importante na digestão, basta torná-lo um hábito e usufruir das vantagens.

Saiba mais sobre os benefícios da mastigação correta.

Top