Massagens utilizadas na Fisioterapia Qual o significado?

O bom terapeuta manual deve, ter técnica e respeito ao corpo alheio, escolher a melhor técnica, explicar ao paciente a técnica, passar segurança, desenvolver…

O bom terapeuta manual deve, ter técnica e respeito ao corpo alheio, escolher a melhor técnica, explicar ao paciente a técnica, passar segurança, desenvolver o tato, se concentrar durante a terapia. Por isso, nesse tema de hoje vamos falar um pouco mais a respeito sobre as principais massagens utilizadas, para que você saiba que tipo de tratamento você está tendo ou vai ter.  Conheça-os melhor abaixo:

Na fisioterapia são utilizados alguns dos  seguintes recursos terapêuticos manuais relatados abaixo:

* Massoterapia clássica e esportiva: que tem como efeito vasodilatação no lugar aplicado, relaxamento muscular, descontraturante muscular, auxilia no retorno venoso e linfático.

È  indicada para cansaço muscular, contratura muscular, relaxamento, pré alongamento, após alongamento,as contra indicações é hipersensibilidade ao toque, doenças vasculares periféricas, regiões com feridas.

*  Criomassagem é uma modalidade extremamente relaxante podendo ser usado para este fim, ou após atividade física.

Tem como efeito analgésica, vasoconstritora, ajuda no retorno venoso e na eliminação dos resíduos metabólicos.

*  Cyriax foi descoberto por um medico chamado Cyriax e que como efeito fisiológico visa remover micros vasos sangüíneos presentes próximo a estruturas pouco vascularizados como ligamentos extra – articulares e tendões. Está técnica irá produzir um extra vazamento de sangue auxiliando assim a regeneração tecidual daquela estruturas pouco vascularizada.Essa terapia é de difícil aceitação pois é dolorosa deve ser aplicada apenas em paciente que aceite bem o tratamento,é muito usada em pacientes atletas.

*   Massoterapia esportiva , tem como objetivo aumentar o fluxo sanguíneo da musculatura que será trabalhada na atividade física, ativando- a.Diferentemente da massoterapia convencional, sempre fazer antes do aquecimento da pratica de esporte.

*  Mecanoterapia é um recurso fisioterapêutico utiliza meios mecânicos para chegar aos objetivos especifico, aliado a cinesioterapia., tem como obejtivos, recuperar a amplitude de movimento, a força muscular, treinamento da coordenação motora, equilíbrio, e qualidade das atividades da vida diária.

Continuar Lendo  Veja quais são os sintomas do Parkinson

*   Osteopatia, seu principio fundamental é atuar em hipomobilidade recuperando a mobilidade e restaurando a  função.A manipulação osteopática pode estar ou não acompanhando pelo thrust.

*  Reflexologia age em pontos pré determinados por um mapa especifico na planta do pé, onde existem diversas regiões correspondentes a órgãos setores do nosso organismo.Existem pontos bilaterais e outros em um deles, isso ocorre devido a que cada pé vai corresponder a usa metade homo lateral corporal.

O objetivo é restabelecer o funcionamento normal da terminação nervosa e de ser fluxo sanguíneo localizado na planta do pé, corresponde ao  órgão ou região que se quer trabalhar, prevenindo disfunções ou auxiliando na recuperação do mesmo.

*   Drenagem linfática é uma técnica  que facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo. A drenagem linfática traz inúmeros benefícios a pacientes que portam diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, como a elefantiase , pós cirurgicos de mastcetomia, lipoaspiração, entre outras doenças.

Tem alguma dúvida sobre algum deles? Deixem seu comentário abaixo que teremos prazer em lhe ajudar.

Top