Massagem nos pés: como fazer, dicas

Depois de um longo dia de trabalho, chegar a casa e relaxar é o que todo mundo deseja. Melhor ainda é quando recebemos ou…

Além de agradáveis, as massagens deixam os pés mais saudáveis.

Depois de um longo dia de trabalho, chegar a casa e relaxar é o que todo mundo deseja. Melhor ainda é quando recebemos ou fazemos uma massagem relaxante nos pés, que ajuda a aliviar o estresse e até as dores. Pensando nisso, selecionamos dicas de como fazer massagens nos pés. Confira.

Benefícios das massagens para os pés

A massagem é uma técnica milenar de origem chinesa e egípcia, onde são trabalhados pontos específicos do corpo com outros órgãos vitais. Segundo a teoria da reflexologia, os nervos dos pés possuem ligação importante com o sistema nervoso. Dessa forma a massagem traz muitos benefícios e proporciona bem-estar a quem adere essa técnica.

Além de agradáveis, as massagens deixam os pés mais saudáveis. Ela exercita a musculatura e estimula a circulação sanguínea dos pés. Trata-se de um excelente método de prevenção, tanto para o cansaço muscular quanto para lesões durante a prática de esportes.

Conheça massagens relaxantes passo a passo

Massagear o centro da sola dos pés ajuda a aliviar o cansaço.

Como fazer massagens nos pés

1. Segure o pé com a mão esquerda, pressione as articulações dos dedos da mão direita embaixo do pé. Faça movimentos circulares leves sobre a sola dos pés;

2. Usando a palma da mão, pressione os dedos dos pés para trás e conte até dez, segurando na mesma posição;

3. Faça movimentos circulares com pressão com os polegares das duas mãos sobre a sola do pé;

4. Use também os polegares e faça movimentos circulares sobre a parte superior dos pés. Massageie suavemente o osso do calcanhar, também com os polegares;

5. A parte superior dos pés é dividida em tendões que chegam aos dedos. Apoie o pé em uma das mãos e use o polegar da outra colocando-o entre os tendões. Deslize em direção do calcanhar aos dedos do pé;

Leia Também:  Cursos gratuitos Senac Pronatec SP 2012

6. Segure o pé entre as duas mãos e deslize-as em direção aos dedos. Ao toca-los, faça uma pausa e fique por alguns segundos tocando somente os dedos. Em seguida, deslize as mãos até perder o contato com os pés.

Dicas de toques que tranquilizam e aliviam a mente e corpo

  • Cansaço: faça massagens na sola dos pés, mais especificamente na parte central;
  • Estresse: o mais indicado é massagear os pés por inteiro, já que o estresse é causado por um conjunto de sintomas;
  • Insônia: as massagens na parte lateral dos pés, desde o calcanhar até os dedos são as mais indicadas;
  • Ansiedade e TPM: massageie a sola na região central dos pés até os dedos. Esse movimento ajuda aliviar o estresse e os sintomas causados pela TPM.

As massagens nos pés são excelentes formas de relaxamento e alívio do estresse.

Veja mais sobre a automassagem para os pés

As massagens nos pés são ótimas opções para aliviar as dores, o estresse e as tensões depois de um dia intenso de trabalho, estudos e até prática de esportes. Elas podem ser feitas por outra pessoa e até por você mesmo. Faça massagens nos pés e proporcione mais conforto ao seu dia.

Top