Massagem capilar: como fazer, dica

Todos conhecem, ou ao menos já ouviram falar, dos benefícios das massagens. O contato das mãos com a pele, sob movimentos que seguem certa…

Por Editorial MDT em 18/05/2013

Todos conhecem, ou ao menos já ouviram falar, dos benefícios das massagens. O contato das mãos com a pele, sob movimentos que seguem certa técnica, ajuda a relaxar, aliviar dores, além de promover o melhoramento da circulação sanguínea. Como exemplo, tomemos a drenagem linfática que, na realidade, não é mais do que uma massagem, feita de forma mais rígida. Ela faz com que a gordura localizada seja eliminada pelo corpo, através de pontos estratégicos, dando forma harmoniosa a ele e reduzindo medidas. Este é apenas um dos inúmeros exemplos dos benefícios da massagem. Entretanto, existe um tipo dela, que não costuma ser feito por todas as pessoas. É a massagem capilar.

Massagens ajudam a promover a circulação (Foto: Divulgação)

Benefícios da massagem capilar

Massagear o couro cabeludo é simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Há informações de que a prática contribui com o nascimento e crescimento dos cabelos. Mas é importante dizer também que, da mesma forma, existem pessoas que afirmam a ineficácia das massagens, em relação a isso. Deixando de lado os cabelos, é inegável que este tipo de massagem também seja benéfico, em relação a outras coisas. Assim como acontece com o corpo, em geral, a massagem capilar promove um grande relaxamento e ajuda a ativar a circulação sanguínea. Neste sentido, dores de cabeça podem ser aliviadas, o nervosismo pode diminuir, além de alguns produtos próprios para o local poderem ser absorvidos, com mais eficácia. Pensando desta forma, há que se concluir que não existe mal algum em fazê-la. Muito pelo contrário; somente coisas boas poderão acontecer.

A massagem pode ser feita por outra pessoa ou por você mesma (Foto: Divulgação)

Como fazer massagem capilar

Pode-se fazer massagem capilar, embaixo do chuveiro ou não. Para começar, coloque os dedos indicadores no pescoço, subindo-os, em direção à parte atrás da nuca. Repita isso, quantas vezes desejar. Para completar, faça movimentos circulares, seguindo em direção à nuca. O mesmo pode ser feito, partindo-se da testa, em direção às têmporas. Depois, abras as duas mãos, sobre a cabeça, fazendo círculos, com todos os dedos. Caso não queria fazer movimentos específicos, também é válido realizar apenas movimentos circulares, em toda a cabeça.

Pode-se fazer embaixo do chuveiro ou com os cabelos secos (Foto: Divulgação)

Para finalizar, você também pode massagear a cabeça, de outra forma. Basta não deslizar os dedos, fazendo movimentos firmes, de forma que sinta a pele do couro cabeludo se mexer. Uma dica é fazer todos os movimentos, antes de aplicar tinturas nos cabelos. A massagem estimula as glândulas, fazendo com que elas produzam óleo. Esta oleosidade ajuda a proteger o couro cabeludo das substâncias da tinta.

Saiba o que é peeling capilar: Peeling capilar: como funciona, benefícios

Veja, também: Esfoliação capilar, receitas caseiras

Top