Marketing Multinível: o que é

Marketing Multinível: o que é

A Telexfree  é uma das empresas de marketing multinível que atua no Brasil. A companhia virou notícia depois que foi proibida de receber novas…

Por Élida Santos em 09/08/2013

A Telexfree  é uma das empresas de marketing multinível que atua no Brasil. A companhia virou notícia depois que foi proibida de receber novas adesões ao seu sistema de trabalho. Além disso, a justiça do Acre suspendeu o pagamento de participantes do sistema alimentado pela Telexfree em todo o país. No último dia 24 de junho a companhia teve o pedido de revogação da sentença negado. Diante desses fatos, muitos querem entender como funciona o sistema de marketing multinível.

O sistema de pirâmide financeira não tem muitas chances de dar certo (Foto: Divulgação)

O que é marketing multinível?

Marketing multinível (MMN), também é conhecido como marketing de rede ou ainda esquema em pirâmide, que é condenado no Brasil. Esse é um modelo comercial que é tido como não-sustentável, que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para se manter. A Telexfree está sendo acusada de atuar nesses parâmetros. Para entrar no negócio dessa companhia é necessário desembolsar um valor para cadastro, por pacote aderido.

Depois de fazer o pagamento a pessoa começa a trabalhar, fazendo anúncios de companhias vinculadas a Telexfree, em sites que aceitam esse tipo de serviço. Cada novo assinante que passa a fazer parte da rede da pessoa ela ganha uma espécie de comissão, o que incentiva ela a trazer mais gente para o negócio, lembrando que cada adesão deve ser feita mediante o pagamento de taxa.

O sistema está dando o que falra depois que a Telexfree foi proibida de atuar no Brasil com esse tipo de meio de arrecadação (Foto: Divulgação)

Marketing Multinível e seus sinônimos

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

Marketing de Rede (MR)
Marketing de mídias sociais (MMS)
Multi Level Marketing (MLM)
Marketing Multinível (MMN)
Network Marketing (NM)

 

Esse sistema pode funcionar por algum tempo, mas tem uma grande chance de não dar certo. Imagine só se todos saem do negócio ao mesmo tempo? A empresa que usa o marketing multinível vai quebrar de uma só vez, pois depende quase que exclusivamente do dinheiro de novos adeptos ao negócio para render e conseguir pagar quem já está “empregado”.

Top