Marketing digital em saúde: guia completo

Wagner Santos 04/11/2021 Notícias

Com a evolução das tecnologias e da internet, sem dúvidas, surgiu uma nova maneira de divulgar o seu trabalho e vender o seu peixe. Na tentativa de alcançar o maior número de pessoas e garantir novos clientes e consumidores, surge o marketing digital. 

Podendo ser aplicado nos mais diversos segmentos, com a área da saúde não seria diferente. O marketing digital em saúde é um caminho mais eficiente e ágil de se destacar nos dias atuais. Entretanto, para colher os frutos é preciso saber utilizá-lo da melhor forma.

Pensando em como ajudar os profissionais da saúde em aplicar as estrategias de marketing digital, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, continue a leitura!

O que é marketing digital?

Entender o que é marketing digital é o primeiro passo para poder aplicá-lo a seu favor. O marketing digital é, basicamente, estratégias utilizadas para divulgar determinado serviço ou produto através das mídias digitais.

Em média, o brasileiro passa cerca de 4 a 5 horas por dia conectado nas redes sociais e, portanto, é importante reforçar a sua presença no espaço digital e criar vínculos e credibilidade com seu cliente.

Através do marketing digital, você consegue desenvolver estratégias específicas e eficientes para o seu negócio e alcançar um maior número de pessoas, passando maior confiança e criando autoridade no seu segmento.

Quais os benefícios em investir em marketing digital na área da saúde?

Com diferentes formas de aplicações, a área da saúde pode se beneficiar de inúmeras maneiras com o marketing digital. Suas vantagens vão além de simplesmente divulgar o seu negócio, como por exemplo:

  • Conquistar e fidelizar cada vez mais clientes

Oferecer informações de qualidade e conscientizar o seu público a buscarem os profissionais da saúde adequados através do marketing digital já são ótimas razões para utilizá-lo a seu favor.

Ao aumentar a sua visibilidade e criar uma relação de confiança, sem dúvidas, você conseguirá atingir e conquistar cada vez mais clientes, que por sua vez, irão divulgá-lo para outras pessoas e potenciais clientes. Manter uma relação de proximidade também irá fidelizá-los cada vez mais, mantendo sua agenda sempre cheia. 

Claro que um atendimento de qualidade e humanizado ainda continua sendo o principal, mas, contar com ajuda do marketing digital pode facilitar ainda mais a tarefa, mantendo-os informados sobre os tratamentos disponíveis, promoções e atendimentos.

  • Alcançar mais pessoas

Quanto mais conteúdos de valor você gerar, mais pessoas irão acessar o seu site, blog ou redes sociais, gerando relevância a sua página. Assim, você será capaz de alcançar mais pessoas e conquistar mais clientes. A internet não se limita ao espaço geográfico, podendo alcançar pessoas ao redor de todo país.

  • Criar autoridade

As pessoas tendem a contratar aqueles serviços que as passam segurança e confiança. Divulgar conteúdos úteis e que gere valor na vida das pessoas é a melhor maneira de criar autoridade no seu segmento. Com o tempo, você irá se tornar uma referência no assunto, e mais pessoas irão percebê-lo como um especialista, que domina aquilo que está divulgando. Essa é uma excelente maneira de demonstrar o seu conhecimento, enquanto cria uma relação de confiança com seu público.

  • Ótimo custo-benefício 

O marketing digital na área da saúde oferece, ainda, uma outra grande vantagem: o seu custo-benefício. Com valores mais baixos que os métodos de divulgação tradicionais, você consegue alcançar muito mais pessoas, além de atrair um público mais qualificado e que, de fato, se relaciona com o seu segmento. 

Qual a melhor estratégia de marketing digital na área da saúde?

Quando se trata de Marketing digital em saúde, não existe uma receita de bolo para fazer dar certo. Entretanto, existem estratégias mais eficientes e validadas que podem direcionar o seu trabalho.

Utilizar as redes sociais, blogs, website, e-mail marketing, investir em identidade visual, fazer campanhas de tráfego pago e outras alternativas são excelentes para marcar presença no mundo on-line. Veja melhor sobre como estruturar uma boa estratégia de marketing logo abaixo.

Como estruturar uma boa estratégia de marketing na área da saúde?

Para criar uma boa estratégia de marketing, é importante seguir uma série de passos que ajudarão a conquistar bons resultados. Estudar sobre o assunto e entendê-los profundamente irá garantir que você não perca tempo nem dinheiro. Caso você não se sinta seguro de fazer tudo sozinho, pode contratar um especialista em marketing digital para ajudá-lo na tarefa.

  • Conheça seu público a fundo

Conhecer o seu público e saber tudo sobre ele é uma das principais etapas para criar uma estratégia de Marketing digital em saúde assertiva e eficiente. Isso pode ser chamado de “persona paciente”, ou seja, pensar em como é o seu paciente ideal, que você busca atingir e fidelizar como cliente. Ele é baseado nos dados reais relacionados às suas características demográficas, motivações, objetivos e desafios.

Para definir a persona, faça perguntas como:

  • Quem são os meus pacientes?
  • Qual a sua faixa etária?
  • Qual a sua renda?
  • Qual a sua “dor”?
  • Como a minha empresa ou o meu serviço pode ajudar a resolvê-la?

Encontra respostas para essas perguntas já irão direcionar a sua estratégia para o público ideal e obter um maior retorno.

  • Invista em uma identidade visual

É através da sua identidade visual que você irá marcar a sua presença! Com uma identidade visual que represente os seus valores e a mensagem que você quer transmitir, é possível ultrapassar a internet e marcar presença também na mente das pessoas. Assim, sua marca poderá ser reconhecida em qualquer lugar. 

Invista em um bom profissional capaz de criar uma identidade visual que traduza tudo o que você queira de forma coesa e unificada. Isso irá contribuir para o seu crescimento profissional e estabelecer a sua imagem como uma autoridade no assunto.

  • Garanta conteúdo de qualidade através de blogs e posts

O marketing de conteúdo, uma estratégia de Inbound Marketing, envolve a produção de conteúdo de valor e relevante para aquelas pessoas que você busca alcançar. Ele pode ser publicado em blogs ou posts nas redes sociais.

Por ser considerado menos invasivo que os meios tradicionais de marketing, ele estimula que as pessoas vão até você para consumir o seu conteúdo de maneira orgânica, uma vez que o exposto ali é útil para elas.

  • Esteja presente nas diferentes plataformas

Quem não é visto, não é lembrado. Esse ditado nunca fez tanto sentido, principalmente na era das redes sociais e mundo digital. Por isso, esteja presente nas diferentes plataformas, como Facebook, Instagram, Youtube, site e blogs.

Marcar sua presença on-line nas diferentes plataformas disponíveis, além de demonstrar seriedade no trabalho, irá fazer com que você alcance ainda mais pessoas e potenciais clientes. É importante se atentar a forma como se é produzido o conteúdo em cada uma delas, uma vez que a dinâmica pode variar, assim como o perfil do público.

  • Redes sociais, e-mail marketing e links patrocinados

As ferramentas disponíveis podem explorar diferentes camadas do seu público. As redes sociais são consideradas o topo do funil, onde você faz o primeiro contato e “se apresenta” ao seu potencial cliente. Através do e-mail marketing você consegue criar uma relação de proximidade com um público mais qualificado e que já tenha te contratado ou com mais chances de adquirir seus serviços. Com o meio do funil, você pode oferecer mais detalhes sobre o seu trabalho, promoções especiais, links patrocinados e contato mais personalizado.

Já o público conhecido como fundo de funil é aquele com maior potencial de se tornar cliente, que está prestes a adquirir o seu produto ou serviço. Nele, é importante deixar claro como você pode ajudá-lo e o seu valor diante da necessidade apresentada.

Quais os principais desafios do marketing digital em saúde?

Mesmo com todos os benefícios e facilidades citadas acima, o marketing digital em saúde também possui seus desafios e limitações. É muito importante verificar as limitações legais, garantindo que a divulgação do seu trabalho esteja de acordo com o que prevê a lei e o Conselho da sua classe.

Manter o sigilo das informações dos pacientes e respeitar outras normas, sem exposições desnecessárias é fundamental para manter boas práticas no marketing digital em saúde. Veja alguns cuidados que devem ser levados em conta:

  • Uso de foto de pacientes

O uso de fotos de pacientes, como por exemplo de antes e depois, não deve ser usado para uso promocional. Esse tipo de foto deve ser usado apenas para fins de pesquisas e com autorização do paciente.

  • Sensacionalismo

Expressões sensacionalistas como “o melhor de todos”, “o único” e outras do tipo são comuns no ambiente digital. Entretanto, elas são proibidas na área da saúde. Além disso, evite oferecer a garantia do resultado, por mais que a chance de sucesso seja alta. Quando se trata de corpo e organismo, os efeitos são individuais e podem ser completamente diferentes um do outro. Por isso, evite gerar essa sensação de frustração nos pacientes.

  • Evidências científicas

A área da saúde e pesquisas científicas andam juntas. Por isso, para a divulgação de tratamentos, procedimentos ou coisas do tipo, certifique-se que é permitido pela legislação e possui respaldo científico. 

  • Tenha ética

A ética em qualquer promoção de trabalho deve ser um valor inegociável. Ter autoridade e credibilidade no seu trabalho trará o maior retorno financeiro que você pode buscar. Uma postura séria, compromissada com a verdade e profissional é fundamental para o sucesso no Marketing digital em saúde, principalmente quando se trata da área da saúde.

Tudo sobre marketing digital em saúde

Por ser um ramo relativamente recente, o Marketing digital em saúde ainda pode gerar muitas dúvidas. Cuidar da imagem pessoal e profissional da internet é importante, mas lembre-se de não comprometer a sua reputação ou agir de maneira antiética. 

Caso você tenha dúvidas em relação a como utilizar o marketing digital na área da saúde a seu favor, verifique as normas estabelecidas pelo seu conselho, estude sobre o assunto ou, até mesmo, procure um profissional da área para ajudá-lo!

Outros artigos

Capa de Trabalho Escolar

18/01/2016

Capa de Trabalho Escolar

Você sabe fazer capa de trabalho escolar?  Parece óbvio né, mas quando crescemos e passamos pela universidade, sabemos bem que poderíamos ter feito as outras de uma ...

Loja Virtual de Chás

30/05/2011

Loja Virtual de Chás

Os chás podem trazer inúmeros benefícios para a saúde humana. Cada erva possui diferentes compostos que agem de maneiras diversas em nosso organismo. Alguns chás...