Marcas de tintas ecológicas

A sustentabilidade e a preocupação com a natureza está presente em todos os campos da sociedade e vem crescendo na área de construção civil,…

Por Élida Santos em 20/10/2011

A sustentabilidade e a preocupação com a natureza está presente em todos os campos da sociedade e vem crescendo na área de construção civil, com o uso de componentes ecologicamente corretos. As tintas ecológicas devem estar entre os itens  na hora de construir ou reformar seu lar, escritório, ou apartamento.

Sua fórmula é composta por matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo, ou seja, seu resíduo é absorvido pelo ambiente de maneira sustentável e natural. A pintura a cal ou com tintas feitas a base de água, livre de compostos orgânicos voláteis (VOCs), são as mais utilizadas.

Todavia, as tintas com VOCs liberam hidrocarbonetos aromáticos, que pode prejudicar a saúde de quem fica por muito exposto ao resíduo. Já as tintas a base de água estão se popularizando em todo o mundo por não agredir a camada de ozônio e nem prejudicar a saúde de quem as manipula. Além disso, o ambiente onde são aplicadas tintas a base de água não é agredido com seus resíduos.

No entanto,  preste atenção na hora de escolher a tinta, pois não basta ser a base de água para ser considerada ecológica. Além de não conter VOCs, ela não deve ter pigmentos à base de metais pesados, fungicidas sintéticos ou derivados de petróleo.

Apesar de o custo ser em média de 10% a 20% maior que o das tintas tradicionais, a opção pelas tintas ecológicas vale a pena quando se tem em mente os benefícios a longo prazo para a natureza. Além disso, elas são uma boa alternativa para pessoas que sofrem de irritabilidade e alergias.

Um exemplo é a Metalatex Eco Telha Térmica, indicada para a pintura de telhados. Para Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams, fabricante da tinta, “um dos principais diferenciais é o alto índice de reflexão da luz solar”.

Com isso no verão, as telhas pintadas mantêm a temperatura da residência mais amena e  no inverno, elas transferem a energia absorvida para o interior da construção, aquecendo-a. Assim, além de ser um produto não agressivo ao meio ambiente, a Metalatex Eco Telha Térmica é capaz de reduzir o consumo da energia gasta com ventiladores e condicionadores de ar.

A marca Coral também embarcou nessa onda sustentável, retirando da natureza 56 milhões de embalagens PET e utilizando-as  na composição de seu Esmalte Sintético Coralit. Ideal para madeiras, metais e alvenaria, pode ser encontrado nas 2.016 cores que fazem parte do leque da marca. Já o Esmalte Premium Base Água da Eucatex pode ser adquirido em 2 mil cores diferentes.

A primeira empresa brasileira do segmento de tintas para paredes, que reformulou seus procedimentos de fabricação de tintas, para que ficasse dentro dos padrões ecologicamente corretos, foi a Suvinil. A empresa possui mais  de 1.200 tons de Esmalte Seca Rápido da Suvinil certificados pelo LEED ( Liderança em Energia e Design para o Meio-Ambiente), garantindo  que sua produção segue rigorosos critérios de emissão de VOCs, além da excelência na qualidade.

Top