Marcar encontros pela internet: perigos

A internet é uma ferramenta maravilhosa que facilita a vida das pessoas em diversos aspectos. Entretanto, é fundamental tomar muito cuidado, pois os mais…

Por Editorial MDT em 22/10/2012

A internet é uma ferramenta maravilhosa que facilita a vida das pessoas em diversos aspectos. Entretanto, é fundamental tomar muito cuidado, pois os mais desavisados podem acabar sendo vítimas de golpes e passando por maus bocados.

A internet é uma ferramenta poderosa que também é usada por pessoas más. (Foto: divulgação)

Entre os principais crimes virtuais, podemos destacar o roubo de senhas bancárias e do cartão de crédito e o hackeamento do computador, porém, uma prática bastante comum, especialmente entre os jovens, e que tem tirado o sono de muitos pais, são os encontros reais com pessoas conhecidas na internet. Saiba mais sobre o assunto e conheça os perigos de marcar encontros pela internet.

O Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina. Saiba mais.

☰ CONTEÚDO

Não se pode acreditar em tudo

Da mesma forma que é possível encontrar alguém legal pela internet, também há a possibilidade de acabar caindo em armadilhas de pessoas más. O problema é que ao conversar virtualmente, algumas medidas que podem auxiliar na avaliação do indivíduo, como a observação de seu modo de agir e pessoas com quem se relaciona, são perdidas. Não é possível acreditar em todas as informações passadas, pois é muito fácil mentir pela internet.

Os cybercrimes

A incidência de crimes virtuais, conhecidos como cybercrimes, está aumentando e a polícia já tomou medidas como a criação de grupos especializados em identificar e combater esse tipo de delito. Entre os problemas mais comuns estão a pedofilia e aliciamento de menores. É importante tomar muito cuidado, pois uma das táticas mais abordadas entre os praticantes desse tipo de crime está na amizade virtual.

Não é difícil encontrar pessoas má intencionadas na internet. (Foto: divulgação)

Na maioria das vezes os criminosos encontram as vítimas em sites de relacionamento e começam a conversar, passando dados errados e usando fotos falsas. Assim que surge uma oportunidade, eles propõem um encontro e, ingenuamente, muitos jovens e adolescentes aceitam. As amizades virtuais também podem facilitar outros crimes, como sequestro e estupro.

Conheça a delegacia de SP especializada em crimes na internet.

Dicas para não cair nas armadilhas

Se previna e confira algumas dicas para não cair em armadilhas virtuais, ao conhecer pessoas pela internet:

  • Desconfie das informações passadas. É melhor pecar pelo excesso de cuidado;
  • Certifique-se de conhecer bem a pessoa, antes de passar qualquer informação pessoal, como nome completo e endereço;
  • Prefira salvar as conversas no computador, para verificar a ocorrência de contradições;
  • Antes do primeiro encontro, procure saber como é a outra pessoa. A dica é optar por conversar pela web cam, uma vez que é muito fácil mandar fotos falsas pela internet;
  • Se as conversas se tornarem inadequadas, com a pessoa fazendo propostas obscenas ou enviando material pornográfico, desconfie;
  • Se marcar o encontro é inevitável, opte por lugares públicos e bem movimentados, preferencialmente durante o dia. Não marque encontro na casa de ninguém!
  • Deixe um amigo de confiança avisado e peça para ele te ligar no meio do encontro, para conferir se está tudo ok;
  • Tente saber o máximo possível da outra pessoa, onde trabalha, seu nome completo, onde estuda, e veja se possuem amigos em comum, que possam dar referências.

Conheça a Lei Azeredo, que pune os crimes virtuais.

As crianças e adolescentes devem tomar cuidados redobrado. (Foto: divulgação)

A internet é uma ferramenta maravilhosa, mas que pode ser usada por pessoas más para a aplicação de vários tipos de golpes. Estender para o âmbito pessoal um relacionamento virtual é o desejo de muitas gente, e os encontros marcados pela internet acabam sendo inevitáveis, em algumas situações. Por isso é importante tomar alguns cuidados, visando a prevenção de problemas.

Top