Marca-passo: entenda como funciona

PUBLICIDADE

Você sabe como funciona um marca-passo e para que ele serve? Se você ainda não sabe, é hora de descobrir qual a utilidade desse instrumento e como ele pode salvar muitas vidas. Saiba mais sobre o assunto e entenda como funciona o marca-passo.

O marca-passo melhora o ritmo cardíaco. (Foto: divulgação)

Marca-passo

O coração, na maioria dos casos, bate de forma saudável durante a juventude e fase adulta, já que o órgão se encontra em excelente estado de funcionamento. Porém, com o passar dos anos os problemas que se originam por causa do envelhecimento podem atrapalhar a qualidade do órgão. Os batimentos cardíacos tendem a diminuir e em alguns casos é necessário colocar um marca-passo para que os batimentos não cessem. Ou seja, essa é a solução para manter alguém vivo em várias situações.

Especialistas em cardiologia afirmam que é totalmente possível viver após inserir esse dispositivo no corpo. Essa dúvida deixa muitas pessoas assustadas e com medo da cirurgia, mas na maioria das vezes a vida do paciente é prolongada. O marca-passo é indicado para pessoas que sofrem de bradicardias, que nada mais é do que a frequência cardíaca baixa. Quando esse quadro é percebido, através de exames, a primeira orientação médica é a colocação do dispositivo.

PUBLICIDADE

Veja também marca passo para que serve

Sinais de que o coração não está batendo direito

Alguns sinais podem indicar que o coração não está batendo como deveria e, por isso, não supre as necessidades do corpo. Conheça alguns deles:

  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Desmaios;
  • Indisposição;
    Muitas dúvidas surgem em relação ao uso do marca-passo. (Foto: divulgação)

Como funciona o marca-passo

O marca-passo é um dispositivo pequeno que gera uma leve estimulação elétrica, que consiste em um gerador de pulsos e eletrodos. O gerador elétrico é composto por um circuito eletrônico miniaturizado e uma bateria compacta. O marca-passo percebe a atividade cardíaca e quando não há pulsação natural, ele libera um estímulo elétrico que leva a contração do músculo cardíaco. Esse aparelho é ligado ao coração através de fios que comunicam o gerador ao órgão. É através desse fio que os sinais elétricos são levados para o coração.

Cirurgia de colocação do marca-passo

O indivíduo é submetido a anestesia local ou geral. O primeiro passo do procedimento é a realização de um pequeno corte abaixo da clavícula. Em seguida, por uma veia, os eletrodos são conectados ao coração, e ligados ao gerador que fica sob a pele. O procedimento dura cerca de uma hora, mas o tempo pode variar de acordo com cada caso e paciente.

PUBLICIDADE
Consulte regularmente o cardiologista. (Foto: divulgação)

Veja também diferenças entre taquicardia e arritmias

O marca-passo é um dispositivo usado para estimular o ritmo cardíaco quando há falha. Ele pode ser usado para prolongar a vida do paciente e não oferece riscos. O procedimento para colocação é bastante simples. Ao persistirem os sintomas, o médico cardiologista deve ser consultado, além disso consultas periódicas devem ser realizadas por pessoas acima de 60 anos.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • sinto dor é cansaço quanto tempo fico nomal para trabalhar trabalho no pesado é sou canhoto

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.