Maquiagem para quem usa lentes: dicas

Quem usa lentes de contato sabe que, no começo, elas incomodam bastante, causando desconforto e irritação nos olhos. Conforme o tempo, vai-se acostumando com…

Por Editorial MDT em 13/03/2013

Quem usa lentes de contato sabe que, no começo, elas incomodam bastante, causando desconforto e irritação nos olhos. Conforme o tempo, vai-se acostumando com elas e passa-se a ter uma vida perfeitamente normal, embora as lentes possam atrapalhar algumas tarefas simples. No caso das mulheres, fazer o makeup exige cuidados, seja para quem as usa ocasionalmente (as de cor) ou permanentemente. Veja algumas dicas de maquiagem para quem usa lentes.

As lentes devem ser colocadas, antes da aplicação dos produtos de maquiagem (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

O que fazer antes de se maquiar

As lentes de contato, sejam elas permanentes ou não, ficam posicionadas na superfície dos olhos. Neste minúsculo espaço entre o olho e a lente não pode haver sujeira alguma; caso contrário, a irritação e o lacrimejamento serão inevitáveis. Portanto, a primeira dica para saber como se maquiar usando lentes de contato é colocá-las antes da aplicação de qualquer produto. Quando se está passando uma sombra, por exemplo, pequenas partículas podem cair nos olhos, principalmente se o produto tem textura em pó. Antes da maquiagem, deve-se colocar as lentes, é claro, com as mãos devidamente higienizadas. Caso caia algum pozinho nelas, eles serão eliminados, conforme os olhos piscarem.

Durante a maquiagem

Outra dica interessante para quem usa lentes é dar preferência para ambientes que não sejam extremamente iluminados, na hora do make up. É possível que a luz atrapalhe a aplicação, pois ela pode causar irritação nos olhos. Prefira ambientes com luz menos intensa.

Lápis não devem ser aplicados, na linha dos cílios inferiores (Foto: Divulgação)

Uma boa maquiagem não dispensa lápis e delineador. No entanto, quem usa lentes de contato deve aplicá-los apenas nas linhas acima dos cílios superiores. Já nos cílios inferiores não é indicado usar tais produtos, pois eles irão entrar em contato com as lentes e os olhos, já que os líquidos lacrimais saem da parte de baixo deles. É melhor evitar.

A melhor maquiagem para quem usa lentes é que tem textura cremosa. Isso diminui as chances de os produtos caírem nos olhos. Também é aconselhável dar preferência para os produtos hipoalergênicos, que diminuem os riscos de alergia e irritação nos olhos.

Após a maquiagem

Deve-se retirar a lente somente após a limpeza do rosto (Foto: Divulgação)

Os cuidados não terminam apenas na aplicação dos produtos. Também é preciso ter cuidados ao retirar a maquiagem. Quem usa lentes de contato deve, primeiramente, retirar todos os produtos do rosto e dos olhos. Somente após a limpeza é que se deve retirar as lentes. O motivo para isso é o mesmo: evitar que a maquiagem entre em contato com a parte interna das lentes, que está escondida, atrás dos olhos.

Com estas dicas, é possível usar lentes de contato com maquiagem, normalmente, evitando irritações.

Veja os riscos do uso incorreto de lentes: Mau uso das lentes de contato: o que pode causar

Aprenda mais sobre as lentes: Mitos e verdades sobre lentes de contato

 

Top