Maquiagem para iniciantes – passo a passo

A maquiagem é indispensável na produção da mulher moderna. Mas são muitas as mulheres que ainda não conseguem realizar uma maquiagem básica sozinhas, em…

Por Redacao em 02/07/2011

A maquiagem é indispensável na produção da mulher moderna. Mas são muitas as mulheres que ainda não conseguem realizar uma maquiagem básica sozinhas, em casa. A maquiagem bem feita não deve ser encarada como algo que somente profissionais podem fazer. Com os produtos certos e um pouco de treino é possível criar qualquer visual e estar pronta para todo o tipo de situações que possam aparecer.

Para as iniciantes, é muito importante compreender a importância de cada etapa do ato de se maquiar, para que você possa cumprir cada uma delas sem ceder a tentação de queimar etapas para ir mais rápido. Vamos falar primeiro da importância de preparar a sua pele. Essa etapa inicial serve para qualquer tipo de maquiagem que você queira fazer: desde aquela mais básica e discreta para ir trabalhar até a maquiagem que você poderia usar em grandes festas.

Comece prendendo o seu cabelo para que ele não te atrapalhe. Depois lave muito bem o rosto com o produto de sua preferência. Use um adstringente ou um tonificante, conforme as necessidades de sua pele, e por fim, hidrate o seu rosto! Sim, a hidratação é indispensável e apenas em uma pele bem hidratada é possível fazer uma maquiagem que fique com um bom acabamento. Se a sua pele for oleosa, deverá ser hidratada também. Preste muita atenção na hora de escolher o produto para hidratar uma pele oleosa: escolha sempre os hidratantes em gel, com fórmula oil free. Agora o seu rosto já está pronto para receber a preparação para a maquiagem.

Comece utilizando um corretivo do mesmo tom da sua pele para cobrir olheiras, espinhas e outras manchas ou imperfeições que você queira disfarçar. É muito importante tomar cuidado na hora de comprar o corretivo: use a pele do rosto para descobrir qual a cor certa, nunca a das mãos! O nosso tom de pele varia conforme a região do corpo e o corretivo deve ser do tom certo para nosso rosto. Se o corretivo for cremoso, em bastão, aplique com os dedos, dando batidas suaves para uniformizar o efeito. Se for liquido, tente começar a usar um pincel para que a aplicação tenha um acabamento perfeito. Sempre que usar um pincel para maquiagem em pó, bata o pincel de leve na borda do produto, para remover o excesso. Use uma quantidade pequena, é muito mais fácil acrescentar mais caso seja necessário do que remover o excesso. Depois do corretivo, use uma base, também do tom da sua pele, para uniformizar a pele. Existem bases em pó, que são melhores para as peles oleosas, bases líquidas, que tem melhor acabamento e algumas com fórmula oil free e filtro solar, e bases cremosas. Com o tempo você vai descobrir qual é o tipo mais adequado para você. As bases podem ser aplicadas com pincel ou esponja e devem ser distribuídas pelo rosto todo. É normal que alguma parte do rosto precise de mais base do que outra. Novamente, use pouco e vá corrigindo depois. Para finalizar a preparação da sua pele, use o pó facial. Ele pode ser compacto ou não, e deve ser aplicado com a esponja ou o pincel, para dar um acabamento matte e aveludado para seu rosto.

Depois dessa etapa de preparação da pele, vem a maquiagem. Para uma maquiagem básica você deve escolher um blush adequado ao tom da sua pele e usar apenas uma tonalidade de sombra na pálpebra móvel. Para aplicar o blush use um pincel específico e sorria. Aplique pouco, com movimentos suaves e na diagonal, na parte do rosto que se destacar quando você sorrir. Para aplicar a sombra, segure uma pálpebra fechada e passe o pincel onde você consegue perceber que está seu globo ocular, sem ultrapassar o côncavo. Apenas com isso você já perceberá uma diferença enorme no seu visual. Use também uma camada de rímel nos cílios. Aplique o rímel empurrando os cílios para cima, para que eles fiquem curvados, e realizando um movimento de vai-e-vem, para que não fiquem grudados. Complete o visual com um batom ou brilho labial de sua preferência. Pronto, você já sabe fazer uma maquiagem básica para o dia a dia. Com o tempo você irá aprender a usar delineadores, pincéis de maquiagem, várias cores de sombra no mesmo make e outros truques indispensáveis, é só treinar um pouco que será fácil.

Top