Maquiagem para disfarçar pele vermelha do sol

Chegaram os dias de sol e calor e, com isso, os banhos de mar ou piscina se tornam os programas prediletos de quem pode…

Por Editorial MDT em 18/12/2012

Chegaram os dias de sol e calor e, com isso, os banhos de mar ou piscina se tornam os programas prediletos de quem pode deles usufruir. Há, também, os casos de pessoas que não dispensam um solzinho, mesmo não tendo aonde ir; com isso, pegam um bronze em casa, mesmo. Muitas vezes, a vontade de se bronzear é tanta, que a empolgação toma conta e o resultado é aquele bronze pimentão. Vale citar que, na maioria dos casos, a pele vermelha do sol é consequência do não uso de protetor solar.

Com uma maquiagem leve, dá para disfarçar a vermelhidão (Foto: Divulgação)

Seja qual for o motivo do exagero, um rosto vermelho e queimado pode ser um problema, caso surja um compromisso irrecusável. Isso acontece porque a cor da pele acaba tornando difícil a tarefa de se maquiar, pois os produtos que a mulher tem, ao alcance, têm cores que não condizem com o queimado do rosto. Entretanto, dá para disfarçar esse vermelhão, com uma maquiagem simples e leve. Ela ameniza os efeitos do sol, tornando a cor da pele mais suave. Veja como fazer um make refrescante.

Preparando a pele

O exagero pode causar situações constrangedoras (Foto: Divulgação)

Toda maquiagem bem feita começa com o preparo da pele, para que esta receba uma camada base de produtos, que irão uniformizar a cor do rosto, para que este receba o restante do make. Como a queimadura já ressecou a pele, é preciso aplicar um hidratante, antes de maquiá-la. É importante dar preferência aos do tipo oil free. A boca também deve ser hidratada. Em seguida, deve-se aplicar uma camada fina de corretivo. Este deve ser cremoso e bem suave. Os produtos em pó irão comprometer a maquiagem, pois ficarão com aparência trincada, após um curto tempo, devido ao ressecamento da pele. Esta etapa já irá ajudar, muito, a disfarçar o rosto vermelho de sol. Caso a pele já esteja descamando, é preciso (antes de aplicar o corretivo) uniformizar o seu tom. Deve-se, então, aplicar uma leve camada de pó bronzeador.

Caso a pele queimada esteja muito sensível, é preciso aplicar o corretivo com os dedos, dando leves batidinhas, para que esta não descame, com o atrito.

Cores ideais para pele vermelha

Nos locais em que a pele está mais branca, deve-se aplicar um pouco de pó bronzeador (Foto: Divulgação)

Para conseguir um efeito o mais natural possível, é bom evitar batons em cores matte (foscas), pois isso irá fazer com que os lábios pareçam rachados, devido ao ressecamento da pele. A dica é dar preferência aos tons suaves e cintilantes. O mesmo vale para os olhos, pois estas cores não irão evidenciar a vermelhidão. Pode-se aplicar uma camada de sombra marrom, no canto externo dos olhos. No canto interno, é melhor aplicar uma cor dourada (ou parecida). Para finalizar, deve-se aplicar lápis preto, na linha d’água, esfumando-o e, em seguida, um rímel. Como se trata de uma pele vermelha, pode-se dispensar o uso de blush.

Esta é uma maquiagem que disfarça o vermelho do sol, tirando o brilho da pele e uniformizando-a, com cores suaves.

Saiba como se bronzear, sem exageros: Dicas para ter um bronzeado perfeito e saudável

Veja como se cuidar: Queimaduras de sol: como tratar

Top