Maquiagem Cirque du Soleil – Como fazer

No mundo das artes, a maquiagem exerce um papel fundamental na complementação dos personagens. Seja no cinema, no teatro ou no circo, ela ajuda…

Por Andre em 03/02/2012

A maquiagem ajuda a tornar ainda mais fantásticos os espetáculos do Cirque du Soleil

No mundo das artes, a maquiagem exerce um papel fundamental na complementação dos personagens. Seja no cinema, no teatro ou no circo, ela ajuda a criar um clima ainda mais real para os expectadores, que são levados para um mundo de fantasia e magia, esquecendo um pouco da vida real.

No caso do Cirque du Soleil, o papel da maquiagem não é diferente, ainda mais para uma companhia que é reconhecida pela altíssima qualidade de seus espetáculos. Sediado em Québec, no Canadá, o Cirque du Soleil encanta multidões em todo o mundo, desde 1984, ano de sua fundação. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas já tenham assistido aos espetáculos proporcionados pela empresa, que conta com mais de 5.000 funcionários, dos quais 1.300 são artistas.

De acordo com alguns entendidos no assunto, a maquiagem é um dos grandes diferenciais da companhia canadense, trazendo algumas técnicas que revolucionaram o mercado e que deixam os expectadores encantados com a beleza do espetáculo, extrapolando os limites do circo.

A companhia dá tamanha importância à arte da maquiagem que conta com vários especialistas, que estão sempre à frente em relação às técnicas mais modernas. Após a aplicação da maquiagem, cuja duração depende do tipo de caracterização do personagem, os artistas aprendem como fazê-la, para que futuramente possam reproduzí-las.

Como fazer

Antes e depois

Para quem gosta de maquiagem e quer usar os modelos do Cirque du Soleil como inspiração, vamos passar algumas dicas básicas, que você pode aproveitar e tentar desenvolvê-las, usando a sua criatividade.

Em primeiro lugar, é bom saber que você vai precisar de vários tipos de pincéis, para dar efeitos esfumados, e de muitas cores, lembrando que não é necessário exagerar na mistura de tons.

Antes de começar, pegue um cubo de gelo pequeno, enrole em uma gaze e passe na parte a ser maquiada. Essa técnica simples, segundo alguns maquiadores, aumenta a duração da maquiagem, já que o gelo contribui para fechar os poros. Logo em seguida, escolha a cor que você usará como base, ocupando a maior parte do rosto, e aplique-a.

Os artistas do Cirque du Soleil utilizam base branca cremosa para fazer o efeito de esfumar, construindo um degradê de cores. Portanto, para ficar parecido, é bom usar o produto nos pontos em que o efeito será aplicado, ressaltando que a base deve estar úmida durante o processo.

Para esfumar, é possível utilizar uma esponja triangular ou um pincel. O objeto escolhido deve ser encostado sucessivas vezes no ponto onde ficará o efeito, até se obter o degradê desejado. Em seguida, basta fazer os traços e contornos que você quiser, aplicar talco fixador e finalizar com as sombras, cujas cores devem seguir os tons dos esfumados.

Essa é apenas uma das muitas técnicas usadas pelos maquiadores do Cirque du Soleil.

Depois de algumas vezes, a maquiagem fica mais fácil de fazer

Vídeos

Para ajudar ainda mais no processo de aprendizagem, veja alguns vídeos que mostram os artistas do Cirque du Soleil se maquiando.

Top