Maquiagem antiacne funciona?

É grande o número de pessoas que sofrem com pele acneica. O problema é ainda mais acentuado na adolescência, que é quando os hormônios…

É grande o número de pessoas que sofrem com pele acneica. O problema é ainda mais acentuado na adolescência, que é quando os hormônios do corpo começam a passar por mudanças e, muitas vezes, se manifestam com uma explosão de espinhas no rosto. Mas muitos que já passaram dessa fase continuam fazendo tratamentos para acnes, durante a vida inteira. Isso pode estar ligado à produção excessiva de óleo pela pele a fatores genéticos. No caso das mulheres, que adoram maquiagens, o problema pode se agravar, pois os poros precisam estar limpos e respirar. Acontece que muitas usam justamente a maquiagem para cobrir acnes. Então, surgiram no mercado os produtos que prometem melhorar a aparência do rosto, enquanto tratam o problema. Mas será que a maquiagem antiacne funciona?

A própria maquiagem é usada para disfarçar acnes, podendo agravar o problema. Por isso, surgiram as maquiagens antiacne (Foto: Divulgação)

Como age a maquiagem antiacne

Tais maquiagens possuem algumas substâncias que realmente auxiliam no combate à acne. Algumas delas diminuem a oleosidade (uma das principais causas da acne), esfoliam e evitam a adesão de micróbios (que limpam a pele e diminuem as espinhas). Também existem maquiagens com ácido salicílico, que é uma substância importante no combate ao problema. No entanto, dermatologistas afirmam que não se pode resolver o problema da acne apenas com maquiagem. Ela é uma importante aliada para quem quer ou precisa usar makeup, evitando que a situação piore. No entanto, os casos mais graves não são resolvidos com estes produtos. É preciso fazer um tratamento adequado para a pele, com sabonetes, tônicos, cremes e protetores especais.

A maquiagem antiacne pode ajudar em casos leves. Os mais graves necessitam de cuidados especiais (Foto: Divulgação)

O importante para quem sofre com acnes é fazer limpeza e hidratação diárias, usando produtos formulados especialmente para peles acneicas. Na maioria dos casos, tenta-se diminuir a oleosidade, pois ela é a grande causadora de espinhas. Entretanto, o problema também pode ter uma causa genética. Por isso, produtos para eliminar espinhas, de forma mais efetiva, devem ser indicados por um dermatologista, pois ele irá avaliar a causa real do problema. Ao mesmo tempo, pode-se também usar maquiagem antiacne.

Continuar Lendo  Pacotes mais baratos para o Canadá 2013

Cuidados com a pele com acne

O ideal é fazer um tratamento adequado, aliando-o à maquiagem antiacne (Foto: Divulgação)

Embora alguns fabricantes afirmem que a maquiagem antiacne pode ser usada até mesmo para dormir, especialistas afirmam que o mais indicado é retirar qualquer vestígio da pele, à noite. Durante o sono, a cútis está mais preparada para receber os ativos dos produtos. É preciso fazer a higienização da pele, aplicar o tônico indicado e os cremes habituais, próprios para o uso noturno. Para que eles ajam com eficácia, os poros do rosto devem estar limpos e preparados para recebê-los. Melhor é reservar a maquiagem antiacne para outras horas do dia ou para ocasiões noturnas, antes de ir dormir.

Veja dicas para combater espinhas: Dicas para cuidar da pele com acne

Conheça uma maquiagem contra espinhas: Maquiagem antiacnes Asepxia

Top