Manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho

Élida Santos 06/10/2015 Bem Estar

Estamos passando por um momento de economia de água na Região Sudeste do Brasil, onde estados como o de São Paulo estão sem estoques de água para fazer o abastecimento de suas cidades. Um dos ambientes que mais se gasta água é o banheiro, justamente porque algumas pessoas usam desmedidamente o banho. Além de gastar água, tomar banho consome muita eletricidade, por isso, ficar por mais tempo sem tomar banho pode significar uma economia. Mas, antes que alguns repreendam essas dicas, saiba que manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho.

Manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho (Foto: Divulgação)

Leia também: Passo a passo para cuidar dos pés

Manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho

Por muitos motivos, manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho e você não precisa se culpar por passar breves períodos sem tomar uma ducha. A limpeza deve ser focada nas mãos, segundo especialistas, porque é a partir dos membros que alguns  vírus e bactérias são transmitidos. Doenças como diarreias, gripes e resfriados podem ser evitadas se você lavar as mãos adequadamente.

Mantenha a limpeza das suas mãos (Foto: Divulgação)

Lave as mãos antes das refeições

A maioria das pessoas não lavam as mãos antes de fazer suas principais refeições e com isso, acabam se contaminado. Alguns estudos comprovam que lavar as mãos com água e sabão dá o mesmo resultado do que passar álcool em gel. Por isso, você pode lavar as mãos com água e sabão sempre que quiser, sem medo de não ter a mesma eficácia.

Lave as mãos do jeito certo (Foto: Divulgação)

Cuidados com o uso do álcool em gel

Não adianta achar que pode usar o álcool em gel no lugar do banho, por exemplo, aplicando ele por todo o corpo. A orientação é fazer o uso do álcool em gel com moderação e somente nas mãos. Isso porque o álcool pode irritar a pele do seu corpo todo se assim for usado.

Veja também: Dicas de Como Ter os Lábios Hidratados

 

Lave as mãos sempre que puder (Foto: Divulgação)

Sujeira na pele faz bem

E quem diria que um pouco de sujeira faz bem à saúde. Ficar alguns dias em tomar banho não é fim do mundo, mesmo porque a quantidade de banho é algo cultural. Existem países aonde as pessoas tomam pouco banho e nem por isso tiveram problemas de saúde ou vivem fedendo. A sujeira produzida pela pele matem a hidratação da mesma, essa gordura é nociva portanto.

Outros artigos

Exposição: Festival do Minuto no Masp

17/03/2009

Exposição: Festival do Minuto no Masp

    Durante o mês de março, o Masp estará com a mostra internacional organizada pelo festival do minuto da Holanda, que já esteve em Bruxelas, Pequim, Flor...

Loja Virtual de Passagens Aéreas

20/03/2011

Loja Virtual de Passagens Aéreas

Loja Virtual de Passagens Aéreas: Um dos serviços que chego para ficar no Brasil foi a comercialização de passagens aéreas através da internet, sendo que as mais...