Maneiras de Limpar Prata

Muito se questiona com relação aos diferentes métodos existentes relacionados às maneiras de limpeza de prata. Algumas práticas orientam variadas receitas de como realizar…

Por Redacao em 08/08/2011

Muito se questiona com relação aos diferentes métodos existentes relacionados às maneiras de limpeza de prata. Algumas práticas orientam variadas receitas de como realizar a prática de manter o brilho e a vida de qualquer peça prateada, seja uma aliança, um conjunto de talheres, um colar ou qualquer outro objeto. Entre os interessados, donos de pratas de diversos níveis, (colecionadores, compradores esporádicos, aficionados, entre outros), procuram pela internet qual é a melhora maneira de se manter suas pratarias limpas. Com esta alta busca pelo tema, este texto tem como objetivo mostrar algumas boas práticas relacionadas ao assunto.

Uma observação importante é, antes de realizar qualquer teste, experiência, ou por em prática qualquer receita encontrada na internet, se houver algum receio de danificar a peça prateada, é recomendável que um ourives ou qualquer profissional de confiança seja consultado. Como muitas pessoas possuem demasiado apego material com relação a alguns pertences, uma jóia que lhe foi dada de presente por um ente querido, ou um conjunto de pratarias de família, uma garantia com relação ao procedimento pode ser necessária. Além disso, existem, também, profissionais que oferecem seus serviços com garantia de qualidade atestada.

Mas para quem simplesmente pode aplicar as diferentes receitas da internet em seus pertences, muitas dicas estão disponíveis com relação ao tratamento da prata. A primeira destas, na verdade, trata-se de uma boa prática para manter a qualidade do objeto sempre a melhor possível. Os donos de pratarias devem se atentar à maneira como estes pertences estão sendo guardados. Enquanto algumas pessoas procuram organizar as pratarias visando uma praticidade, e mantém os diversos objetos juntos um dos outros, ao mesmo tempo, estas pessoas estão realizando um mau armazenamento de pertences. Uma jóia prateada, por exemplo, pode ser mais bem conservada quando ela é armazenada separadamente, sem manter contato com outras pratas e também fechada em algum recipiente, para que não seja exposta ao ar, enquanto não está sendo utilizada.

Uma boa maneira de guardar uma jóia como essa é mantê-la guardada em um recebimento ou compartimento acondicionado. Muitos “portas-jóias” específicos para isso são vendidos em lojas especializadas, para os que buscam algo mais específico. Já quem procura uma solução mais simples e, talvez, mais emergencial, o uso de sacos plásticos, por exemplo, pode ser uma maneira de fazer com que a peça não venha a entrar em contato com ar, mantendo seu brilho por mais tempo.

Já para limpeza da prata, existem diferentes maneiras. Uma das mais conhecidas é a feita com bicarbonato de sódio. Para tal, basta combinar água (aproximadamente um litro) em temperatura ambiente, três colheres de sopa de sal e outras três de bicarbonato de sódio, tudo em um recipiente. A esta mistura, é posto um pedaço de papel alumínio, todo coberto pela água. A solução promete renovar o brilho da prata sem mais esforços.

Um lembrete importante: procure não utilizar limpadores abrasivos, pois, segundo especialistas, este material pode danificar matérias feitos ou revestidos em prata.

Top